Países e Países

Estive recentemente no final do passado ano de visita pela primeira vez a um Paìs Nórdico e de facto esta viagem marcou-me pela positiva.Construi ao longo dos tempos um imaginário dessas sociedades,em parte devido à sua fama mundial de possuirem um sistema perto da perfeição e de possuirem o maior nível de vida do mundo.

Tenho o privilégio de conhecer bem alguns países muito desenvolvidos como a Alemanha,França,Estados unidos e outros menos.Julgo que numa viagem, o observar a realidade local é importante e nunca me deixo render exclusivamente ao lazer numa viagem que faço.Foi o que fiz desta vez porém com o dobro da atenção e tive que me render inevitávelmente à sociedade que observei.

Foi de certeza o úinco país que conheci onde a olho nú,viajando perante várias cidades não vi um pobre na rua,uma habitação menos digna.

Claro que para tudo isto conta o facto de possuirem um salário minímo aproximado dos tres mil euros,ou nove mil reais em moeda Brasileira.Isto para os trabalhos menos qualificados.Uma pergunta e tristeza me chegou ao espiríto.Percebi que de facto embora eu seja nacionalista quanto baste, de imediato,teria que reconhecer que o meu Portugal,tem um atraso assente em décadas em muitos sectores perante essas sociedades.De facto em Lisboa,posso conviver com infraestruturas boas como apanhar um trem do séc xxi com muito conforto,ver hotéis bonitos e simultaneamente ver pessoas com baixos rendimentos,castrados que foram no passado no acessso´à educação,algo que lhes castrou o futuro quer em termos económicos quer em opções tão próprias que poderiam ter tomado se os seus horizontes culturais fossem outros.Como qualquer pessoa de bem,aprecio o bem estar comum e rendi-me à sociedade nórdica,verdadeiramente social democrata,onde o cidadão conta,onde a carga fiscal é aplicada,mas onde o acesso a um serviço de saúde público de excelência é universal,onde a cultura da exigência na escola pública é base fundamental para o desenvolvimento comum.Por isso e por terem uma cultura de exigência em relação ao dinheiro que é administrado pelos governantes,por a maioria das pessoas serem esclarecidas,tão oposto às sociedades latinas onde o indivídúo que caia em infortúnio,usa o seu malabirismo ou entrega-se a umas das muitas das seitas religiosas que imperam em sociedades menos desenvolvidas,vendendo milagres a troco de dinheiro.Terreno propicío para tal..

Nas sociedades nórdicas,o sistema de protecção social é ponto fundamental,onde a dignidade da pessoa impera.

Faço votos para que a desvantagem estrutural,cultural,de mentalidades,mude onde ela deve mudar,para que em muitos países se possa viver como, naquele que eu visitei.

Para terminar,uma homenagem com umas palavras que assentam bem aos Nórdicos:Excelência,exigência,trabalho.