Consequências do Suicídio

Se alguém lhe perguntar se você é dono de sua própria vida, a resposta, invariavelmente, é dizer que sim.

Todos concordarão com a resposta, a não ser se esta pergunta for feita para um menor de idade, mas não seria o caso.

Porém, em partes esta resposta é verdadeira, pois no plano terreno a vida de cada ser lhe pertence, pois foi dado ao ser humano algo que nem Deus interfere, que é o livre arbítrio, logo cada um faz o que quiser da própria vida aqui neste plano, todavia, não esquecendo das conseqüências pelas escolhas.

No entanto, aos nos depararmos com um acontecimento que vai além da vida terrena ficamos na dúvida sobre a verdadeira propriedade da vida, e se podemos dispor dela sem conseqüências.

O suicídio entra nesta seara e confronta debates acerca da disponibilidade da própria vida e quais conseqüências serão geradas por acabar com a vida de maneira não natural.

As religiões em geral, mesmo aquelas que não acreditam em vidas após a morte, não admitem o suicídio, já que acreditam que da vida somos donos apenas de parte dela, mas da morte não temos nenhuma propriedade, nem mesmo posse.

Então aos nos depararmos com um suicídio à primeira questão a indagar é qual será o destino desta pessoa que interrompeu sua vida antes de designada por Deus.

A bíblia que é o livro das religiões cristãs e serve de analogia para algumas outras religiões diz em umas de suas passagens que “a vida não nos pertence”, logo conseqüência lógica, não nos é permitido tirá-la.

As religiões espiritualistas têm sua explicação acerca do suicídio tão clara, como da própria vida, e não só abominam o suicídio, como explicitam que este ato levará, inexoravelmente, o suicida para o vale dos suicidas.

Livros e mais livros explicam de maneira clara e inequívoca as conseqüências do suicídio, ainda assim, algumas pessoas por um átimo de inconsciência vêm a retirar a vida.

É claro que as motivações que leva uma pessoa a cometer o suicídio são muitas: depressão, drogas, dívidas, etc e tal, porém nada justifica tamanho desrespeito à vida.

Marcos Barbosa
Enviado por Marcos Barbosa em 05/01/2009
Código do texto: T1368884