Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto


A SÉ DE BRAGA- Série: Viagens - PORTUGAL




Para se falar na monumental Sé de Braga, há que se dizer , que Braga é uma cidade muito antiga, acredita-se que numa vila por perto do que hoje é a cidade de Braga, seus habitantes deviam ser os Brácaros, que foi submetida ao invasor Romano.

Ao vencê-los os Romanos , isso 1 séc. antes de Cristo,iniciaram a construção da cidade, e deram-lhe o nome de Brácara Augusta.Durante dois séculos de invasões Bárbaras e dos Árabes, até a reconquista Cristã, a cidade em completa ruína, ficou praticamente despovoada, só voltando a ser recontruída em meados do século XI.

E é desta época os primórdios da SÉ de Braga, entre 1070 e 1093, ela começou a ser erguida.

Em outras ocasiões que aqui estive já havia visitado a SÉ , mas desta vez, deixei de lado meu deslumbramento para contemplar tantas obras de arte juntas.

A SÉ é o mais importante e complexo monumento de Braga,nele se fizeram sentir todas as correntes estilistas.Começando por ser uma importante Igreja,como convinha `a sede do mais importante arcebispado peninsular

Ela sofreu várias inserções, de ataques dos Bárbaros, Visigodos, Árabes, e sempre foi recontruída.

Sua capela MOR é de uma beleza e riqueza ímpar, com teto abobadado, e com pinturas que não são tão antigas

A SÉ possui o seu tesouro, tesouro mesmo, que surpreende o visitante com o recheio precioso e abundante que nele se guarda é o mais opulento Tesouro de Arte Sacra de Portugal.

Nele há paramentos preciosos de seda e de damasco bordados a ouro e a prata (com certeza vindos do Brasil, isso nos disse o guia que nos acompanhou na visita, guia da própria SÉ).Há imagens em prata , cruzes preciosas desde o séc.XI, cofres raros, pratos de Nuremberg, cáliçes e relicários.

Uma das coisas mais lindas que vi ,foi ao entrar no Coro, observa-se os dois mais suntuosos órgãos e muitas peças em talha dourada.
Sobre os corredores exteriores do claustro ainda se pode ver numerosos capitéis Romanos, algumas inscrições romanas e outras relíquias em pedra.

Já a comparei com a Cadetral de Santiago de Compostela, onde fui recentemente, mas  a SÉ, sob meu ponto de vista, é mais imponente, e muito mais linda.



Malubarni
Enviado por Malubarni em 11/04/2006
Reeditado em 11/04/2006
Código do texto: T137278

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Citar nome do autor). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Malubarni
Vila Nova De Gaia - Porto - Portugal
595 textos (118409 leituras)
2 áudios (277 audições)
3 e-livros (397 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 08:25)
Malubarni