Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
Burocracia Encalacrada!


Muitos de nós, já enfrentamos problemas de ordem burocrática, seja na compra de um carro, e aqui quero ressaltar, que a Constituição prevê insenção de IPI para diversos casos, se você se inclue em um deles, a burocracia é muito maior, mas não deixe de lutar-Direito é Cidadania.

Vamos aos demais casos, IPVA, Imposto de renda, aqui outro parênteses, se alogo aconteceu e você não enviou via internet, e o seu banco cometeu um erro no lote,você vai penar um bocado, para provar à Receita Federal, que o erro não é seu.

E a Saúde Pública? graças a Deus, não dependo dela, senão já estaria morta.Uma única vez que precisei , a experiência foi terrível.E eu só precisava passar por uma avaliação do médico do "SUS", para que o mesmo respaldasse, a receita dada pelo meu médico particular.

Conto isso, porque é um direito inalianável, de todos os portadores de mal incurável tipo:hepatite C, AIDS, cancer malígno, entre outros, receberem do "SUS" os remédios necessários para o controle da doença.Remédios estes, bastante caros, a maioria deles ainda importados.

Enquadro-me no caso.Pois bem, fui a tal consulta com o médico do "SUS" , que deixou-me contar todas as minhas mazelas(que odeio repetir) e me perguntou:"O médico que operou a senhora é de Curitiba?" Respondi que sim, o mesmo médico que operou minha mãe do mesmo mal a quatorze anos atrás, e ela está aí, muito bem.

O médico do "SUS" então disse-me:"Sinto muito, a senhora deveria ter procurado um médico na sua cidade, como é outra unidade da federação, os protocolos são diferentes e eu não posso ajudá-la”.

Naquela época, eu encontrava-me, frágil demais, não discuti, não argumentei, apenas sai, no caminho para a casa , pensei na sigla "SUS"-Sistema Único de Sáude-...único.

Ao encontrar-me melhor, não desisti, pois havia acabado de ler um livro chamado "Câncer-direito e cidadania", onde a autora, mostra todas as leis, e são várias, que dão proteção ao indivíduo que encontra-se em tal situação.

Só restava apelar para o Ministério Público, e o fiz, através da Procuradoria da República.
Neste mês, faz um ano que entrei com a ação, dias atrás me chamaram , para pedir um laudo mais atualizado, como se quem tivesse um carcinoma malígno, pudesse alterar o laudo para carcinoma benigno.Mas para ficarmos em paz, fui à Curitiba, e meu médico, novamente descreveu meu
estágio da doença, com todos aqueles códigos, remédios necessários e tudo mais.

O processo está pronto, e será apreciado pelo Juíz, provavelmente nos próximos meses.O que me leva a pensar, se nesse ano crucial, eu não tivesse recebido ajuda da família e de amigos, e comprado os remédios necessários, sei que não estaria mais aqui, e o resto do povo?do nosso sofrido povo? que não sabe a que instância recorrer?

Desculpem-me por mais esse desabafo, mas além da doença , a burocracia encalacrada, quase me leva à loucura.

Malubarni
Enviado por Malubarni em 12/04/2006
Reeditado em 12/04/2006
Código do texto: T137797

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Citar nome do autor). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Malubarni
Vila Nova De Gaia - Porto - Portugal
595 textos (118379 leituras)
2 áudios (277 audições)
3 e-livros (397 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 06:16)
Malubarni