Terroristas no Brasil!

De fato, não foi-lhe dada a devida importância: esse grupo - que a princípio muitos insistiram em atribuir um caráter puramente cênico - hoje demonstrou que sua ousadia só pode ser superada por sua criatividade, digamos, regional.

Primeiro veio a morte do então candidato ao governo da Bahia e presidente da Câmara dos Deputados, Luís Eduardo Magalhães. Em carta direcionada ao Correio da Bahia, ao Correio Brasiliense e ao Jornal do Comércio (dos quais apenas o primeiro a publicou, dias depois e em tom jocoso), o grupo que se proclamou ÊTA Karái, chamou para si a responsabilidade pela morte do jovem e promissor político baiano: “...é claro que seu pai é o responsável por sua morte (ACM), e era ele o alvo inicial de nossa ação. Mas como sempre, pensamos na nação como um todo, mesmo tendo os pés ficados no seco solo nordestino e a cabeça nas estrelas fulgurantes, resolvemos matá-lo para assim evitar que a estirpe nefasta do coronel baiano viesse a se perpetuar no poder, já que ele, o Luís, se tornaria governador e seria o provável candidato à presidência pelo seu eticamente degradado partido. Com isso atingimos o símbolo, sua descendência, seu sobrenome, sua história torpe, e fizemos, sem sombra de dúvida, um grande serviço aos nossos sofridos e desinformados irmãos nordestinos.”*.

A imprensa nacional sequer comentou a carta, dada a aparência fantasiosa do texto. Nela o ÊTA Karái também revelou a causa mortis: envenenamento por azeite de dendê servido ao deputado no seu café-da-manhã , causando-lhe a parada cardíaca horas depois.

Depois se seguiram os outros acontecimentos que todos conhecem mas que poucos sabiam da correlação até o fatídico (e inescondível) evento de hoje: a morte do deputado paraibano Aécio Pereira também por envenenamento (mas que teve como “veículo” não o dendê,mas o mel de engenho); a violação escatológica do túmulo de Paulo Francis (que foi aberto e preenchido com centenas buchadas de bode); o assassinato da geneticista teórica da USP, Mayana Zatz (empalada macabramente no pau-de-sebo duma festa junina em Araraquara); o sufocamento seguido da morte do Comandante da PM de Sergipe, Cel. José Péricles de Menezes (que teve um chapéu de cangaceiro colado rosto), dentre outros que também foram acompanhados de correspondências assumindo suas autorias, e excluindo outros tantos que não passaram de mera especulação fantasiosa do criativo povo brasileiro.

Mas hoje, ao assumir a morte do senador Ney Suassuna detalhando todo o processo, da escolha do alvo a arquitetura da morte, e expondo seu corpo em plena Barra da Tijuca no Rio, o ÊTA Karái conseguiu o que vinha a muito suplicando de forma insistente à mídia: tornar-se nacionalmente conhecido como o primeiro grupo terrorista do Brasil. Ao arremessar cem quilos de rapadura de uma altura de 15 metros em cima do senador espatifando-o em pleno passeio público, e fundamentando tal ato com as pretensas ações corruptas na vida pública dele, o grupo terrorista ainda conseguiu o inusitado apoio declarado de populares que passavam no local: “era safado mesmo! Parabéns a quem matou!”. O Senador era proprietário do maior sistema de ensino do Brasil. Era suspeito de ter participação na morte de sua ex-mulher em incidente obscuro na capital fluminense, e a sua desenvoltura durante épocas eleitorais lhe rendeu o apelido de “trem pagador”. Mas foi há dois anos atrás que ele ganhou destaque ao ser pivô do escândalo dos “Sanguessugas” no congresso nacional. Segundo pessoas da família do ex-senador ele vinha recebendo ameaças há algum tempo, mas não dava muita importância, como disse seu sobrinho e assessor: “ele era um homem muito corajoso... e ninguém dava importância a uns loucos com nome ÊTA...A gente poderia ter medo dos Cunha Lima... desses loucos não!”.

Desta vez a carta foi enviada a praticamente todos veículos de comunicação de grande circulação do país, e foi escrita em cordel. Nela o grupo explica a morte do senador com rimas e algum humor negro; os motivos que os levaram ao ato criminoso; o reflexo que esperam da ação; e ainda ameaçaram publicamente mais uma série de personalidades que a polícia resolveu não divulgar por questões “de segurança”. No entanto três nomes foram citados por testemunhas que ouviram a leitura da carta pelo policial que primeiro chegou ao local do atentado, e que retirou da massa informe, resultante do encontro do pacote de rapaduras com o corpulento ex-senador, a carta ameaçadora: Edmundo, jogador do Vasco, além dos políticos Marco Maciel e Jorge Bornhausen - tentei entrar em contato com todos, mas suas assessorias responderam que eles estavam em lugares desconhecidos.

Falei também com o delegado federal encarregado do caso e ele me confessou que já tem alguns indícios consistentes para prosseguir na investigação que já está em curso - em segredo de justiça - há cerca de três anos. Sabe-se que o ÊTA Karái é formado por extremistas que se intitulam “ultra-regionalistas”, e que têm cunho político na motivação de seus atos. Eles são originários do Nordeste, principalmente da Bahia, Pernambuco e Paraíba, mas já estão espalhados por todo país e pelo exterior: as correspondências do atentado anterior e deste tiveram origem na Espanha. Eles são bem organizados, têm recursos financeiros volumosos, e podem ser financiados pelo polígono da maconha do sertão de Pernambuco. Falou-me ainda que tem outras informações , mas que não poderia revelar para não atrapalhar as investigações.

Enquanto o país fica estarrecido, inseguro e surpreso com tamanha selvageria, com tamanho golpe em nossas instituições, esses criminosos continuam soltos, escondidos covardemente por seus atos, planejando mais alguma maldade, e vangloriando-se por matar tantos homens bons, líderes, pais de família e autoridades do nosso país. Quando iremos por fim sentir um pouco de segurança na nossa estrutura institucional e respiraremos aliviados pela certeza de verem preservados os símbolos de nossa nação, os homens que verdadeiramente a constrói? Quando restauraremos essa paz mantenedora que tanto nos tem acompanhado ao longo de nossa história?

Não o sei. Mas nós, a sociedade brasileira, anseiamos que seja o quanto antes! Basta!

*Correio da Bahia edição de 28/04/1998

Fonte principal inquestionável:

http://moldandorealidades.blogspot.com/

Fontes dinâmicas:

http://www.terra.com.br/istoe/politica/149132.htm

http://www.paraiba.com.br/noticia.shtml?61167

http://www.angloamericano.edu.br/colegio-barra/

http://renataaspra.blogspot.com/2008/09/comandante-geral-da-pm-exonerado-do.html

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/al080720035.htm

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=26751

http://www.avozdocidadao.com.br/flagrante_basta_02.htm