CRESCENDO

“Meu companheiro menino,

Neste reino serás homem,

Um homem como teu pai.

Mas leva contigo a infância,

Como uma rosa de flama

Ardendo no coração:

Porque é de infância, MENINO,

Que o mundo tem precisão.”

[Toada da Ternura- Thiago de Melo]

Seu primeiro passeio de escola foi aos 04 anos. Os professores acompanharam suas turmas a cidade histórica de Marechal Deodoro, primeira capital das Alagoas. Passou uma tarde subindo e descendo ladeiras, visitando igrejas, monumentos, praças.Ao final, visitaram o museu de Arte Sacra.De volta para casa, exausto, no meu colo, comentou : “-Eu vi um papai do céu sangrando, mamãe! É muito triste, muito triste aquele lugar!

E lá fui eu lamber a cria e curar a pequena ferida da tristeza que se abria em sua alma...

xxxxxxx

Brincava com sua pista Hot Wheels, posto de gasolina e dinossauros fosforescentes, mas, aos seus ouvidos chegava uma conversa muito esquisita, no noticiário da TV. Alguém tinha sido preso por LAVAR DINHEIRO. Como isso era possível? Sua mãe vivia dizendo “LAVE AS MÃOS,” “LAVE AS FRUTAS”,” LAVE AS ORELHAS”...Lavar dinheiro não era certo?

Pegou dos seus guardados uma moeda de vinte e cinco centavos e, resoluto, dirigiu-se ao adulto que ouvia as notícias muito concentrado:

“-Pai, se eu lavar esse dinheiro eu vou preso?”

XXXXXXXXXX

Meu menino continua crescendo. Fez 12 anos no mês passado e já se define um “préadolescente”. E em meio a tanta coisa boa para aprender e viver, já aprendeu que “dinheiro lavado” não é tão limpo assim. Pena, meu filho.Meu sonho era de que sua geração só soubesse disso pelos livros de história.

Um beijo, Vinícius!!