Nova ortografia
 
 
Nova ortografia.
 
              Eu nuca fui boa no português. Pontuação zero, acentuação não usava. Agora que estava me acostumando em acentuar as palavras, mudam. Sinceramente, se fosse há algum tempo atrás eu não me importaria, pois não usava, porém sabia de sua existência. Agora complicou de vez. Além de tirarem o hífen, ainda por cima acrescentaram um r e um s em certas palavras.
              Meu Deus, nunca pensei que um dia escreveria retrato com dois rr. No entanto, se eu usar a palavra autorretrato tenho que escrever com os dois rr, meu computador acabou de grifar a palavra. Além de tudo vou ter que configurar meu dicionário. O que eu achei mais ridículo é a palavra extrasseco com dois ss, imagina o prejuízo que terá os absorventes.. Grifou de novo. O trema tudo bem não usava, não vou sofrer com isso. Os acentos são complicados por demais, eu já era confusa, agora nem se fala, só sei que as palavras terminadas com u continuam com os acentos. Fiquei feliz por saber que a assembleia perdeu alguma coisa, o acento foi abolido da palavra. Fala sério, tem ou não tem acento? A lágrima perdeu o seu acento? Porque a jiboia perdeu. Queria saber de quem foi a idéia de tirar os acentos, logo agora que eu estava me acostumando, vamos consertar; não tem mais acento a palavra ideia. Gostaria muito de saber por que eles não mexeram com os hifens dos dias da semana: segunda-feira, terça-feira. O mesmo fez com as cores: rosa-choque, vermelho-escuro, etc. A palavra hífen se perdesse o acento não seria mal vista como o heroico sem o acento, veja bem hífen tem acento, já os hifens não têm acento. Com todas estas mudanças, seria bom um curso extraescolar para aprendermos o novo português.                      
Disseram-me que os prefixos terminados em r não perderam o hífen, mas esqueceram de falar o que era prefixo. Ainda bem que tenho internet para fazer algumas consultas. Alguns prefixos: inter-regional, hiper-realista etc. Vou comer um pão de mel antes que eles resolvam colocar hífen nesta palavra. Meu português tinha melhorado um pouquinho. Se eu pego este estraga-prazer ponho-o no porta-malas entro na contramão e levo direto para o ferro-velho.
 Por hoje é só, vou tomar um banho com água-de-colônia, será que tem o hífen esta palavra? Pesquisem para mim, estou cansada ou pergunte para um médico-cirurgião, tenente-coronel, mas não pergunte para o paraquedista porque ele caiu.   
Jeanny Matos
Enviado por Jeanny Matos em 21/01/2009
Reeditado em 29/07/2011
Código do texto: T1397215
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.