O PERIGO DO CALÇAO AZUL

Meu amigo, se você tem um calção daqueles azul de seda, folgado que usa para dormir, cuidado. Seu casamento está em risco.

Nestas férias reencontrei-me com duas grandes amigas, que não via há anos e dentre os diversos assuntos tratados, falamos de filhos, da vida e como não poderia deixar de ser, sobre casamentos.

Ambas são mulheres maduras, independentes, separadas, com filho.

Na conversa, uma me falou que assistindo a uma peça da Zezé Polessa ``Não sou feliz, mas tenho marido” e comentou sobre o risco que o calção azul do pijama representa.

Ela nos falava que quando o marido dela começou a usar, aos domingos à tarde, o famigerado calção, deitar no sofá e colar o controle remoto na mão, ela viu que o casamento estava indo num caminho não muito satisfatório, que acabou culminando na separação.

Desta conversa tirei a lição que um dos maiores perigos ao casamento não são os Dons Juan, a internet, as más influências, mas sim o controle remoto, o sofá e o calção azul.

Numa de suas crônicas Luis Fernando Veríssimo escreveu que quem, no inicio do casamento, ganhar a guerra pelo controle remoto da televisão, vai dominar o casamento.

Apesar de ser um fã incondicional de Veríssimo, ouso discordar dessa opinião, pois o controle remoto é uma arma que pode ferir a ambos e como conseqüência, matar uma relação. Sem falar no fato que engorda. Pois sem ele, teríamos que levantar mais para trocar de canal e perderíamos muitas calorias.

Mas você mulher, já experimentou a assistir aos domingos, a programação de uma dos quatros canais que transmitem esportes, não existe nada mais interessante. Ou você não acha fascinante acompanhar uma partida infantil de xadrez, um campeonato de biriba sênior, um torneio chinês de tênis de mesa ou um emocionante jogo de bola de gude. E se por acaso você cansar de tantos eventos esportivos importantes, sempre tem as ótimas opções de domingo da tevê aberta: Faustão, Gugu, Eliana.

Esta minha amiga perguntou se eu tinha um desses calções azul, para meu infortúnio, eu tenho três, mas vale ressaltar que não fui eu quem os comprei e nunca os usei nas tardes de domingo ou qualquer outro dia.

Mas o calção por si só não tem culpa, com certeza ele não é algo agradável de ser ver, apesar de ser muito confortável, mulheres, antes de detonarem nossos calções, experimentem usar uma vez, verão que como eles nos deixam soltos.

Também não culpem o sofá, apesar de muito confortável e convidativo para deitar e ficar de pernas para o ar, ele também não é o culpado.

O controle remoto apesar de extremamente útil, prático também não é o grande vilão.

Afinal, não é o calção que opta por assistir aos domingos o jogo entre Itapirense e Penapolense pela Terceira Divisão do Campeonato Paulista ou então assistir ao Faustão e seus elogios tanto profissional, como pessoal aos atores de Malhação. Nada contra a televisão, mas por que não fazer dela um programa de família, alugar um filme para assistir todos juntos e comer pipoca ou então, simplesmente desligá-la, conversar bobagens, rever fotos de antigos passeios, para quê tiramos tantas fotos, senão as olharmos, senão recordamos os bons momentos vividos, senão rirmos das situações engraçadas que ficaram registradas nas fotos.

Ao invés de assistir pela tevê ao campeonato de sinuca da liga juvenil taboanense, por que não jogar uma partida de dama com a família, andar de bicicleta ou simplesmente dá uma volta no parque, tomar um sorvete.

Todos temos aqueles programas que gostamos de assistir sozinhos, aquele momento de lermos aquele livro concentrado, de ver aqueles vídeos impróprios que aquele amigo (ou aquela amiga) insiste em mandar para gente, mas não façamos disso uma prioridade.

Façamos prioridade nossa família, nossos amigos. Não façamos da televisão ou do computador nossos companheiros mais constantes, afinal na maioria do caso ele é nosso companheiro durante toda jornada de trabalho. Televisores e computadores devem ser somente acessórios, complementos, não o essencial de nossas vidas.

Tenhamos como principal, aquelas pessoas que amamos e que sabemos que nos amam.

E também não custa nada deixar o famigerado calção azul somente para dormir ou ao menos mude a cor.