VIDA AMADA,VIDA AMARGA/POBRES NORDESTINOS

TEATRO DO ABSURDO

Sim, a paternidade é uma benção divina, más nos perguntamos como é possível criar nossos filhos num país de tantas desigualdades, de tantas hipocrisias, de tantas riquezas, de tantas pobrezas. Muitos tudo tem, outros nada tem e assim chegamos a conclusão de que o Brasil é surrealista, o teatro do absurdo. Fazendo filantropia, luto pela crença de que um dia todos os homens possam ser melhores e iguais uns para com os outros, como já determina as leis divinas. Você já andou em alguma casa onde se deparou com os pais e nove filhos num pequeno lugar que media apenas 10 metros quadrados? E que nesta mesma casa mal tinha o que comer? Que as crianças que lá moram estavam todos com vermes? Que todos estavam nus porque não tinham o que vestir? Se você pretende ver algo desta natureza, saia do seu mundo, pode estar bem ao seu lado, eu tenho estes dessabores quase todos os dias nas minha andanças sociais, é duro, é triste, é vergonhoso, é puro surrealismo.

Às vezes, quando um homem passa fome, vê seus filhos passar fome, ele tenta reservar uma força tão incomum, jamais vista na luta de um homem no seu habitar normal, que simplesmente outro homem normal a desconhece. É tão sério quanto as lepras tão faladas no tempo medieval, é muito mais sério que as novelas de corrupção que tanto assistimos todos os dias pela televisão

Eu fui deixado na casa da minha avó com apenas 2 anos de idade. Meu pai era alcoólatra, separou da minha mãe a deixando com 10 filhos, e na medida que suas condições não davam para sustentar a barra, ela ia deixando mais um por lá, acabamos morando e sendo criado, todos os 10 por minha avó. Eu morria de medo quando chegava as 16:00 h. pois tinha medo de morrer, sabia que depois de tomar o café com uma banda de pão para passar a noite iria em seguida dormir. Na época não tínhamos televisão, íamos direto para cama, também para apagar os candeeiros e economizar gás. Tinha medo do escuro, tinha medo de que o pouco que comia poderia não amanhecer o dia, tinha medo de falar que estava com medo, pois tinha medo de apanhar, enfim, uma dolorosa infância que me deixou seqüelas e alguns traumas, e hoje este ato de solidariedade pelo próximo. Más não foi só em mim que ficou seqüelas por força desta dura vida, meu irmão mais novo, Joison, foi morar em São Paulo em busca de dias melhores e lá não agüentou os troncos da vida, como conseqüência enveredou para o mundo do crime. Nessas minhas andanças vejo crianças e adolescente com casos iguais e piores que o meu. Pobres, poucas oportunidades, poucas chances de estudar numa faculdade, discriminados por não terem uma estúpida referencia social, enfim, cancela aberta para o mal exemplo que meu irmão já falecido deu para a sociedade. Contudo, só nos resta esperanças e mais que esperanças para continuar enfrentando com diplomacia os espinhos da vida

Por falar em vida, ela é mesmo cheia de casos e acasos extremamente inexplicáveis. Na casa do seu Antonio pai dos nove filhos do qual acabei de falar anteriormente, uma das

suas filhas com apenas 7 anos me confidenciou uma coisa que me deixou um tanto quanto perplexo!? A pequena menina perguntou-me; tinha ela suas intenções, se era mesmo possível uma moça pobre como ela casar – se com um milionário americano!? Segundo ela, só era possível uma moça pobre sair da pobreza em que se encontra, nesta possibilidade. Acho sim que uma moça pobre seja ela de qualquer subúrbio do nosso país venha casar–se com um homem rico de qualquer outro país, para isso aja possibilidade de encontros e de sentimentos que venha surgir um para com outro. A verdade é o que me chamou atenção é que esta criança já tem no seu mundo, que pobre só encontra esta saída para se distanciar da pobreza , que não deixa de aterrorizar as cabeças de tantos, até mesmo da pobre menina que já sente suas conseqüências, não só na cabeça, como no vestir, na saúde, sobretudo, na fome. Existem outras saídas para acabar com tantas desigualdades. Vamos começar não votar sempre nos mesmos políticos, para não lhes dar mais o direito de reeleição, e quando elegermos alguém exigir, cobrar mais, fazendo valer nossos direitos de cidadania como está previsto na constituição. Unir –mos mais com a nossa classe, acabar de uma vez de parar com esse negócio de pobre não gostar de pobre, principalmente se estiver um rico ou suposto rico avista..

Todos tem o direito de sonhar, sonhar faz parte da relação de sentimentos que temos dentro de nós. Mais não precisamos de americanos fazendo parte dos nossos sonhos. Nosso país é rico em diversos setores, em quase tudo, por bem dizer. Por isso vamos mais a luta que um dia eles é quem terá seus sonhos brasileiros. Até porque não devemos nos espelhar em riquezas oposta ao sentimento de conquista. Nada desta natureza realiza o verdadeiro homem cheio de vitórias. Será sempre através de lutas todas nossas vitórias, e ninguém poderá desfazer ou oprimir nossos desejos, nossas esperanças, nossos sonhos.

O meu sentimento de expressão que você ler nesta contestável vida, não é uma forma de opressão, é uma inexplicável forma de transcrever minha e a dos que vivem em silêncio nova forma de vida renegando a velha maneira de vida que vivi junto com meus irmãos biológico, e continua a ver com meus irmãos de Deus, é entretanto uma tentativa de oprimir e de talvez resgatar mais corações solidários e guerreiros da caridade sem nenhum sentimento de ódio, posse, para não transgredir a verdade, não sendo cúmplice dos reacionários e dos corações de pedras que nada faz e nem com nada se importa quando se trata de causas nobres. Não podemos e não devemos transfigurar formulas da compaixão e solidariedade, pois não podemos deixar florescer o tetro do absurdo.

PARTE DO LIVO VIDA AMADA, VIDA AMARGA DO LINHARES.

____________________________________________________________