ONDE ANDA A FELICIDADE?

Todos nós temos uma enorme fonte de energia que nos leva a vencer qualquer obstáculo, qualquer problema do mundo. Poderemos ser totalmente felizes no dia em que conseguirmos compreender claramente que poderemos superar qualquer fraqueza - isto é, no dia em que compreendermos que o nosso subconsciente pode resolver todos os nossos problemas.

Podemos ter sido muito feliz por ocasião do nascimento de um filho ou da nossa formatura ou por um fato qualquer; Contudo, por mais maravilhosos que tenham sido, esses acontecimentos não nos deram realmente uma felicidade duradoura - são de fato transitórios.

A felicidade é um estado de espírito. Há uma frase na Bíblia que diz : Escolha neste dia a quem vai servir. Você tem a liberdade de escolher a felicidade. Isso pode parecer extraordinariamente simples - e na verdade o é. Talvez seja por isso que tanta gente tropeça no caminho para a felicidade, por não ver a simplicidade da chave da felicidade. As grandes coisas da vida são simples, dinâmicas e criadoras. Produzem bem-estar e felicidade.

O homem mais feliz é o que constantemente produz e pratica o que há de melhor dentro de si. A felicidade e a virtude se complementam. Os melhores não são apenas os mais felizes, mas os mais felizes são geralmente os melhores na arte de viver a vida com excesso. Deus é o que existe de maior e melhor em nós.

Deus é felicidade; contudo, o homem inverte a ordem e diz: “a felicidade é Deus!”. E o que acontece aí? Não conhecemos na terra a felicidade em estado puro, como não conhecemos o amor absoluto; conhecemos só fragmentos de felicidade que reduzem com frequência à embriaguez passageira dos sentidos.

Por isso, quando dizemos a felicidade é Deus, divinizamos nossas pequenas experiências; chamamos de Deus à obra de nossas mãos ou de nossa mente. Fazemos da felicidade um ídolo. Isso explica por que quem busca Deus encontra sempre a alegria, enquanto quem busca a alegria nem sempre encontra a Deus. O homem se reduz a buscar a felicidade por motivo de quantidade; Seguindo prazeres e emoções cada vez mais intensos, ou acrescentando prazer a prazer. Como o dependente químico que precisa de doses cada vez maiores para conseguir o mesmo grau de prazer.

Quem se aceita como é, doando de si á vida o melhor que tem, caminha mais facilmente para ser feliz como espera ser. A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação á felicidade que fizermos para os outros. A felicidade anda tão próxima, mas temos tendência a complicar tudo que é simples, assim não a percebemos.