ATITUDES LOUVÁVEIS

Lendo o noticiário local do Diário da Manhã tomei como surpresa a notícia referente ao Leilão Judicial da União Gaúcha J.Simões Lopes Neto. Fui imediatamente procurar saber alguma coisa a respeito. Descobri que a dívida originária decorreu da falta de pagamento de Direitos Autorais devidos ao ECAD em Pelotas. Em segundo momento, também, soube que esta dívida é antiga e vem crescendo pela falta de liquidação, chagando ao montante de

R$ 20.000,00 (vinte mil Reais). Ouvi muitas manifestações de pessoas com as mais variadas posições diante do assunto, inclusive de repúdio aos dirigentes atuais pelo desleixo com que tratam o assunto. Êste grupo de jovens abnegados que hoje representam a entidade são os mesmos meninos que dançavam nas Invernadas nos tempos aureos da União. Quando todos aqueles que lá estavam como dirigentes e que depois se afastaram. Esta entidade que hoje passa por essas dificuldades é a mesma que orgulhosamente representou nossa terra em diversos festivais de folclore no país desde 1980, pelo exterior, na Rússia (1995), Espanha (1998) e no Chile (2007). É aquela que apresentou-se no Galpão Crioulo da RBS-TV, é a mesma que desfilou em l996 no carnaval carioca pela Unidos de Vila Izabel, participou de vários encontros da tradição gaúcha e sempre com esforço pessoal destes jovens que aí estão hoje empunhando a mesma bandeira que empunhavam antes. Em nenhum momento a entidade foi delapidada em seu patrimônio e muito menos em seu caixa para patrocinar as atividades culturais que esta Invernada participou, sempre por conta de cada um e de apoiadores que angariavam, porém, o que houve foi o afastamento do quadro social que deixou de contribuir com a manutenção mínima para as suas instalações. É facil tecer críticas, o difícil é se somar solidariamente com a intenção de ajudar a resolver o problema, mas, hoje (07/08) lí sôbre a preocupação do Presidente de nossa Câmara de Vereadores em querer preservar esta instituição cultural que nos tem brindado com momentos relevantes na preservação de nossos costumes e tradições. Parabéns Vereador! A cultura de Pelotas certamente irá agradecer a todos que a êste movimento somarem-se, pois, povo que não tem história e não preserva sua memória e sua cultura é povo que não existe.

Publicado no jornal Diário da Manhã, coluna Tribuna do Povo no dia 14/08/2008 - Pelotas/Rs.