REI SALOMÃO E O CULTO A IMAGENS


ANTONI BIGCUORE*


O rei Salomão, foi um dos maiores da história antiga. Filho do rei David, ele foi da sabedoria à loucura.
Diz a bíblia, nos livros dos reis, capitulo 3, que Deus lhe aparece em sonho em Gabaon e lhe disse: “Peça. O que lhe posso dar?”

Mais adiante, Salomão lhe diz: “Ensina-me a ouvir e discernir entre o bem e o mal. Pois quem poderia governar esse teu povo tão numeroso?” Agradou ao Senhor que Salomão tivesse pedido essas. Coisas. Então Deus disse para ele:”Porque você pediu isso, e não vida longa para você, nem riquezas, nem a morte de seus inimigos, mas discernimento para ouvir e julgar, eu farei o que você pediu. Darei a você mente sabia e inteligente, como ninguém teve antes de você e ninguém terá depois. Eu lhe darei também o que você não pediu: riqueza e fama, de modo que não haverá nenhum rei que se iguale a você, durante toda a sua vida. E se você andar nos meus caminhos, observando meus estatutos e mandamentos, como fez o seu pai Davi, eu lhe darei vida longa”. Então Salomão acordou e percebeu que tudo isto tinha sido um sonho”. Foi para Jerusalém e ficou diante da arca de Javé. Em seguida, ofereceu holocaustos, sacrifícios de comunhão e deu para toda a sua corte um banquete”.(Reis 3, 4-15).

À guisa de informação, ressaltamos que a palavra holocausto quer dizer, sacrifício de animais que, no judaísmo, era comum oferecê-lo em expiação dos pecados do povo. Geralmente eles(judeus) ofereciam carneiros, bodes, bois ou mesmo pombos.
Salomão foi um rei de grande produção intelectual. Sua sabedoria transcendia a tudo que, até então, havia no Oriente!.

“Ele compôs três mil provérbios, e mil e cinco cânticos. Falou sobre plantas, desde o cedro do Líbano até o hissopo que cresce na parede. Falou também sobre animais, aves répteis e peixes. De todas as nações vinha gente para ouvir a sabedoria de Salomão. Vinham também os reis dos paises onde se havia espalhado a fama da sua sabedoria”.(Reis, 5, 12 – 14).

Diz-se que o Livro da Sabedoria e foi composto por ele, o qual consta no antigo testamento.
No começo de seu mandato como rei, ele gozava de todo o prestigio do Deus Javé, em consideração, a seu pai, o Rei Davi. Entretanto, em sua velhice ele “pisou na bola”, como se diz popularmente.

Desviou o seu coração para falsos deuses!. E praticou, esta sim, a verdadeira idolatria!.
Diz claramente o capitulo 11, versículos 1 a 13, do Livro dos Reis. Tanto que Deus, após a sua morte, tirou de Roboão, seu filho, o reino e tudo que houvera lhe dado!.

Javé disse que, em consideração a seu pai Davi, não iria lhe tirar o reinado antes de sua morte. Entretanto, o tiraria de seu filho, Roboão e foi o que aconteceu. Leia em 1,Reis, capítulo 11 e 12.

“Além da filha do Faraó, o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias. Essas mulheres pertenciam àquelas nações, das quais Javé tinha dito aos israelistas: “Vocês não entrarão em contato com elas, nem elas entrarão em contato com vocês. Do contrário, elas acabarão desviando o coração de vocês para os deuses delas”. Salomão, porém, se enamorou perdidamente por elas: teve setecentas esposas e trezentas cuncubinas. Quando ficou velho, as mulheres desviaram o coração dele para os deuses estrangeiros. E o coração de Salomão já não pertencia inteiramente a Javé seu Deus como o coração de seu pai Davi. Salomão seguiu Astarte, deusa dos sidônios, e Melcom, ídolo dos amonitas. Fez o que Javé reprova, e não foi plenamente fiel a Javé, como seu pai Davi. Salomão construiu um santuário para Camos, ídolo dos moabitas, no monte a leste de Jerusalém, e um santuário para Melcom, ídolo dos amonitas. Fez o mesmo para suas mulheres estrangeiras, que queimavam incenso e ofereciam sacrifícios aos deuses delas”.

Isto é idolatria! E Deus a condena!. E não, contrariamente o que pensam os “cristãos e irmãos evangélicos”, ter uma figura de uma cruz, por exemplo, ou mesmo a imagem de Jesus e Maria ou mesmo outros santos da igreja católica, que não passam de meras fotografias para inspirar os fiéis em suas orações, possam ser consideradas como símbolos de “idolatria”!.

Perguntamos: qual pai que não traz em sua carteira, ou mesmo, em sua casa, uma fotografia de seus filhos ou mesmo de sua esposa, mãe ou pai?

No livro do Exodus, 25, versículos 18 a 20, o Senhor Deus Javé manda Moisés construir duas imagens de querubins, e colocá-las uma de cada lado na Arca da Aliança!

No livro de Levítico, capitulo 21, 6-9, diz Javé a Moisés: “Então Javé mandou contra o povo serpentes venenosas que os picavam, e muita gente de Israel morreu. O povo disse a Moisés: “Pecamos, falando contra Javé e contra você. Suplique a Javé que afaste de nos estas serpentes”. Moisés suplicou a Javé pelo povo".

"E Javé lhes respondeu: “Fazei uma serpente venenosa e coloque-a sobre um poste: quem for mordido e olhar para ela, ficará curado”. Então Moisés fez uma serpente de bronze e a colocou no alto de um poste. Quando alguém era mordido por uma serpente, olhava para a serpente de bronze ficava curado”.

O mais importante de tudo isto, é que para nós cristãos de hoje (mundo moderno), é centrarmos a nossa vida em Deus. Procurar colocá-Lo em primeiro lugar em tudo que fizermos. Amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo!.Isto é o mais importante!.

Diz-nos, São Paulo Apóstolo, que seremos justificados pela fé e pelas boas obras. E isto é o que vale, o que importa. O resto é “perfumaria espiritual” !

*Antoni BigCuore. Autor é Escritor em SP.sp. Acesse seu página na net – http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore. (sp.sp.04.02.2009,4a.feira, às 14,57 hrs.)