Desequilíbrio e desarmonia
 
 
Uma casa com o closed totalmente abarrotado de tudo que não deve estar lá; um guarda-roupa que despeja como água em cachoeira, vestes no chão; roupas que não são mais usadas ocupando espaço, quando deveriam estar em mãos necessitadas para vestir; Sim, porque se não as usamos, ocupamos lugar e novas roupas não podem entrar ali, nem na casa.
Sapatos espalhados; piso da varanda com placas furadas, sem reposição; brinquedos das crianças nos mais estranhos lugares; grama seca, quase destruída pelo sol; os móveis, de vime, com pés de fios desenrolados e acolchoado das cadeiras com muitas manchas de sujeira; ventilador ligado sem ninguém no recinto e luz acesa no quarto em plena manhã luminosa; persianas quebradas, com grandes buracos, por onde o sol passa, querendo dizer: ou tira isto ou põe outra nova! Toalha de mesa suja, com restos do café da manhã, embora o relógio marque onze horas do dia; a geladeira completamente abarrotada de alimentos vencidos, a pia da cozinha pede socorro, pois já não cabe mais utensílios nela.
E o quintal? Montes de ferro velho, latas, baldes velhos, estopa suja, pedaços de madeira, escada quebrada, que até tem conserto, mas está ali, faz tempo, tudo sem serventia.
E plantas, há verde natural dentro da casa?
Não! Apenas um tronco artificial gemendo de inutilidade, em um canto, com folhas e flores também artificiais.
Esta casa existe!
E como estão seus moradores?
Desequilibrados, certamente. O patriarca vai mal no emprego; os débitos se acumulam, a mãe ansiosa, nervosa e briguenta, não pára de engordar; os filhos não vão bem na escola e o menino caçula, com oito anos, ainda chupa o dedo!
Esta é uma casa que carece urgentemente de Feng Shui, (uma filosofia que surgiu na China há cinco mil anos) de cores adequadas, de um processo de desenvolvimento consciencial elevado, de determinação de território, de limites, de bons aromas, de união, de auxílio espiritual e pessoal, de autoridade imperativa.
Porém... eles dizem: -vou consertar, amanhã vamos resolver isto; ou ainda, um transfere responsabilidade: - é ele quem faz isto ou: -são as crianças que não obedecem, e por aí vai...
 
Desequilibrio em casa, idem nos negócios, nas emoções, na família, na vida.
 
 
 
 
*******
Fragmento da crônica Uma casa descasada, por Yara Cilyn)
IMAGEM: FLICKR