Castelos de Areia

Fiquei algum tempo sem escrever - e isso me fez muita falta. Não que me faltasse ter sobre o quê escrever, mas faltou tempo pra organizar as idéias e transformá-las em palavras, e isso requer dedicação.

2009 chegou e eu, em meio a novos planos, novas conquistas e comemorações(fui aprovada num concurso), viagens e outras coisas típicas de começo de ano, não conseguia me sentar em frente ao computador com essa finalidade - organizar idéias. Algo tão importante pra mim, mas que venho deixando de lado. Pois bem, voltei cheia de energia. Estou muito feliz com tudo o que vem acontecendo na minha vida, e isso me faz planejar mais. Eu tenho um hábito, que ainda não consegui classificá-lo como qualidade ou defeito: eu sou uma eterna insatisfeita. Calma. Não disse que nunca estou feliz com o que tenho ou com o que já consegui. Mas é essa a minha realidade. Eu preciso sempre planejar novas coisas, novas etapas e novos sonhos. E isso faz com que eu tenha uma certa ansiedade, sabe? Acho que aí que entra o lado defeituoso desse meu hábito. Mas estou conseguindo dosar isso e não me cobrar tanto pra realizar esses planos. Quando detectei esse excesso de querer sempre "fazer mais", aprendi a fazer minha parte e aprendi principalmente a respeitar o tempo das coisas. E isso tem feito uma grande diferença. Nem sempre consigo fazer tudo o que quero ao mesmo tempo e não me frustro mais por isso, e esse lado "hiperativo" da minha personalidade acaba sendo um pouco neutralizado.

Deixando as explicações de lado, e fazendo jus ao título escolhido pra essa crônica, lá vou eu.

Essa fase de novos planos me fez lembrar de algumas parábolas.

Algumas vezes nos enrolamos com idéias confusas, em outras ficamos remoendo o passado, talvez por imaginar como teria sido se tivéssemos feito outras escolhas. Quem nunca se pegou fazendo isso?

Será que você construiu essa realidade que vive agora como um castelo de areia? Do tipo que fica lindo na hora, mas dura apenas alguns poucos minutos...ou horas. Relacionamentos, empregos, planos profissionais...vale tudo aqui pra fazer essa comparação.

Eu não quero castelos de areia na minha vida, prefiro me contentar em vê-los construídos de brincadeira numa praia. Mas não na minha história, e espero que você também não.

Prefiro investir em algo sólido, que, embora construído com mais esforço e uma boa dose a mais de tempo e de paciência, tenha bases mais fortes e seguras. Castelos de areia? Só na lembrança!