O EXTERMÍNIO DA CLASSE HUMILDE!!

Longas madrugadas sem dormir, na solidão.

Apenas o silêncio é meu companheiro. Sinto-me como um fantasma nas madrugadas frias ou quentes.

Entra ano e sai ano, mudam as estações, as árvores derrubam as folhas no outono, depois voltam a ficarem verdes, florescendo e nos dando os frutos.

Da mesma forma vem a primavera colorindo tudo com suas belas flores, fazendo da vida um verdadeiro espetáculo.

Aves pousam em seus ninhos, põem seus ovos, novos filhotes nascem. A vida se renova a cada novo ciclo, a cada nova estação do ano.

Ano após ano, eu continuo aqui, com a mesma insônia, com a mesma solidão latente.

A cidade toda dorme, o silêncio é absoluto. Não se ouve sequer o barulho de um ronco de veículo.

O bairro onde moro é tranqüilo e a essas horas então, nem os gatos de rua fazem barulho, até eles dormem.

Acordada, resolvo vir aqui, na frente da tela branca e as palavras vão saindo, parece que minhas mãos têm vontade própria, porque as palavras vão saindo e assim minha imaginação acaba espantando o fantasma que me assombra, e, assim o dia amanhece.

Agora sim começo ouvir os primeiros ruídos anunciando que o dia já está chegando, que logo mais o sol, o meu sol, meu companheiro constante, já estará surgindo no horizonte.

Alguns pássaros já começam dar o ar de sua graça nas árvores que rodeiam minha casa.

Engraçado, ouvir como eles se comunicam, só mesmo quem está acordada a esta hora pra sentir tamanha beleza , na comunicação deles.

Um canta numa árvore bem próxima da minha janela, um canto que não sei distinguir ao certo se de amor ou de tristeza, só sinto que é um belo canto, e na outra árvore vizinha, outro ou outra não sei, porque nunca sabemos entre eles quem é o macho ou a fêmea, eu pelo menos não sei, principalmente só ouvindo o canto.

Mas, o que importa é a comunicação linda que existe entre eles, um canta aqui o outro responde ali.

Começo então a prestar mais atenção, a aqueles meus amiguinhos, que começam a me fazer companhia, e sinto que eles estão na verdade fazendo algum plano, porque a comunicação é acirrada.

Fico ouvindo durante um bom tempo, aquela troca de sons inigualáveis, como um carinho, ou uma música aos meus ouvidos.

Deito-me novamente pra tentar dormir um pouco antes que o dia amanheça de vez e eu tenha que me levantar e começar ou continuar a vida, do jeito que preciso for. Mas, nada.

Levanto-me e vou lá fora, observar o sol que já aponta no horizonte.

Lindo, esplendoroso.

Aponta com uma energia vibrante. Parece que quer mostrar a mim, que a vida continua, e que ele está chegando pra me fazer companhia.

Só que ele meu grande amigo e companheiro sol, que tanto amo, se esqueceu que ele pode apontar no horizonte e vir com a corda toda pra me dar bom dia, afinal ele dormiu.

Acabou de acordar, mais belo do que nunca e chega pra iluminar e aquecer o meu dia.

Ele sabe que me dá forças, e talvez seja por isso que já acorda bem humorado pra me fazer com que eu me sinta melhor.

Lá fora olhando ele apontar, me dizendo bom dia, percebo que embora eu tenha dormido ou não, a vida é bela.

As árvores balançam seus galhos num verdadeiro balé ao ar livre, os pássaros agora são vários, já formam uma comunidade discutindo.

Imagino que talvez estejam discutindo sobre moradia, alimentação, desemprego, problemas do dia a dia, porque o barulho agora é grande, ou talvez estejam discutindo sobre essa mulher que não dorme e tanto os observam.

O sol por sua vez, penetra entre as árvores, onde acontecem às reuniões dos passarinhos e com seus raios dourados, acaba participando ativamente do que ali acontece.

Observo tudo e mais uma vez vejo, o quanto a natureza é sábia e perfeita. Tudo nela funciona, na hora exata e no momento exato.

A vida se renova a cada dia que surge, mas aí, chega a mão do homem, que interfere em tudo.

Como se não bastasse não saber usar o que a natureza nos dá, o homem sempre vai mais além, ele consegue destruir o pouco que ainda resta.

Digo isso, porque logo após todo este relato, do sol, com seus raios iluminando aquela bela árvore onde os pássaros se reuniam, chegou o homem, um não, mas vários, com seu caminhão imponente com uma estrutura enorme, que levava um deles lá em cima.

Aproximo-me e vejo que estão cortando a árvore, onde tantas vezes me sentei na sombra dela, e onde a poucos instantes era a moradia de vários pássaros , com seus ninhos a espera dos filhotes.

Corro até lá, e indignada pergunto por que estão cortando uma árvore tão bela?

O homem então, todo imponente, afinal ele está se sentindo poderoso, olha-me e me diz, que a árvore está atrapalhando os fios de energia que por ali passam. Pergunto-lhe se não dá pra simplesmente afastar os galhos que estão atrapalhando, sem precisar derrubar a árvore. Ele então com ar de superioridade comum nestes casos, apenas me lança um olhar de desdém, e me responde:

Somos da prefeitura dona!

Ou seja, o poder manda em tudo, destrói tudo, arrasa tudo.

Já dizia Abraham Lincoln...... “Qualquer um pode suportar a adversidade, mas se você quiser testar o caráter de alguém, basta dar-lhe poder.”

Eu sei que quem está lendo isso, deve estar se perguntando o que o poder tem a ver com toda esta história que acabei de escrever, desde minha insônia até o corte da minha tão querida árvore?

Pois bem. Eu respondo.

Tem tudo a ver.

Porque assim, são os políticos em nosso país, ao invés de consertar os erros, os problemas do povo brasileiro, principalmente dos mais humildes, que não tem como se defender, como aquela pobre árvore, eles preferem extingui-los, ignorando-os, mantendo-os as margens da miséria, da fome e da discriminação, até o dia que chega um caminhão enorme como aquele que cortou a árvore, poderoso e imponente e pede seu voto, e lhe promete o mundo e fundos.

Na verdade está prometendo apenas fundos, porque é pra lá que os marginalizados vão depois da eleição, pra miséria definitiva, até chegar o dia que a classe humilde, será exterminada de vez em nosso país, porque já não há mais espaço pra tanta pobreza, tanta fome , tanta miséria.

Falta tudo.

Saúde, moradia, emprego, respeito, principalmente com os idosos. O que ocorre em nosso país com os idosos é algo inadmissível. Pessoas que mal tem condições de caminhar, que trabalharam a vida toda, passam dias e dias nas filas em busca de socorro médico, em busca da tão sonhada aposentadoria, que é sempre uma novela pra se conseguir.

Então pra que cortar os galhos e resolver o problema, se é muito mais fácil exterminá-los de vez?

A nossa Constituição no seu art. 6* diz que:

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição."

ONDE ESTÃO ESTES DIREITOS?

Quando eu cursava a Faculdade de Direito, tinha um professor, por sinal muito bom professor, que dava aulas de Ciências Políticas, e ele costumava dizer em alto e bom tom que: A NOSSA CONSTITUIÇÃO ERA LINDA!

Eu sempre discutia com ele, e lhe dizia que realmente, nossa Constituição seria linda, se fosse cumprida!

Mas, infelizmente é só no papel, o que é uma pena, mas é bem de acordo com nosso país, que tem tudo pra ser o melhor país do mundo, mas infelizmente nos falta políticos sérios, com vergonha na cara, só isso, é o que nos falta, pra termos um país melhor, e sentirmos orgulho de sermos brasileiros!

14.02.2009