BREVE TRATADO SOBRE O RISO (Celismando Sodré - Mandinho)

BREVE TRATADO SOBRE O RISO

( Celismando Sodré - Mandinho)

O riso foi o mais importante recurso desenvolvido pelo homem na natureza, diante do espanto e da perplexidade ao se deparar com a realidade da vida. Um sujeito sem bom humor, pode ter certeza, já está meio morto. Se o homem é um animal que pensa, que fala e que cria cultura, é preciso também dizer que o homem é um animal que, acima de tudo ri; ri das suas próprias mazelas, ri das desgraças dos outros, ri até da morte. Mas, é preciso analisar o riso com profundidade porque ele tem muitos significados.

Ao longo de sua lenta e progressiva evolução, o homem foi criando a linguagem que o possibilitou comunicar com seus semelhantes, dando significado às coisas do mundo e aperfeiçoando sua forma de pensar. O riso deve ter surgido progressivamente a partir do momento que a compreensão dos fenômenos e da sua situação real foi ficando mais clara, diferenciando-o dos outros animais que, justamente por não ter desenvolvido o raciocínio lógico e abstrato como o homem, inclusive não criando cultura, não desenvolveu tal recurso evolutivo.

A ciência vem provando, cada vez, com mais propriedade, os efeitos benéficos do sorriso para a saúde mental e biológica. Dizem, até, que aqueles que levam a vida com bom humor e com um constante sorriso no rosto, são aqueles que vivem mais. Porque ele serve como antídoto contra o desenvolvimento mais rápido de certas doenças.

Existem pessoas mais chatas do que aquelas que vivem sempre de mau humor, que estão sempre de baixo astral, resmungando diante de tudo o que acontece? Esses ranzinzas terminam contaminando o ambiente que chegam, sempre a falar mal de tudo e de todos num pessimismo que coloca todos que estão a sua volta num péssimo astral.

Por outro lado existem aqueles que iluminam o local onde aparece, com sua presença de espírito, com seu astral sempre pra frente, contaminando, positivamente, todos que o rodeiam. Nunca contam os seus problemas e estão sempre dispostos a animar o ambiente para aliviar as tensões e as desgraças do dia-a-dia. Essas pessoas são sempre bem-vindas.

Porém, é preciso ter equilíbrio até para exercer a arte de sorrir e ser uma pessoa bem humorada. Um sorriso escandaloso e fora de hora, perturba tanto quanto o resmungão incorrigível. O riso também reflete a imperfeição e a maldade humana. Quem nunca esboçou um sorriso diante do tropeção do transeunte que vai passando na rua, ou de alguém que cai da bicicleta. Por isso, acho que ele tanto pode ser de Deus como do Diabo, do bem como do mal.

Um sorriso cheio de ternura e compreensão, como o de uma mãe para um filho, demonstra todo amor da relação entre ambos e impulsiona os dois para a união. Entre dois verdadeiros amigos que há muito tempo não se vêem, entre dois amantes que se gostam de verdade, reflete todo lado benéfico e harmônico do sorriso. Ao mesmo tempo em que, um sorriso de sarcasmo e desprezo do maldoso diante de uma situação humilhante ou constrangedora para alguém, ou das quedas e obstáculos que uma pessoa passa, demonstra o lado maléfico do sorriso, que constrange, desagrega e causa sofrimento.

Houve época que o sorriso era visto como algo associado à maldade humana, que não era santo, e até já foi combatido como um comportamento não Cristão. Por falar nisso, alguém já viu a representação das imagens dos santos? Nunca vi algum sorrindo, pelo contrário, as expressões sempre são de sofrimento, de angústia, ou, pelos menos, de seriedade ou serenidade. Já as representações que vemos nas artes e no cinema do Diabo, das bruxas são sempre de sorrisos escandalosos ou sutis diante das suas maldades.

Ao mesmo tempo, quem nunca se comoveu diante da pureza do sorriso de uma criança, tão inocente e desprovido de malícia que expressa tão somente a satisfação diante da vida? Neste momento ele reflete a verdadeira bondade que existe nos seres humanos e que, muitas vezes, eles vão perdendo com a corrupção das normas e leis criadas pelos homens adultos. Afinal, já dizia o mestre iluminista Rousseou: “O homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe”.

Se o sorriso é bom para a saúde, é por que ele em si mesmo não se origina do mal, quando você não ri da desgraça dos outros, e representa um antídoto contra as nossas angústias e impotências diante das nossas próprias mazelas e do destino incontestável de todos que é a morte. Por isso, sorriem sempre, levem a vida com bom humor, encare os seus problemas com otimismo e coragem, mas, fiquem sabendo que até para rir é preciso ter sabedoria.

MANDINHO
Enviado por MANDINHO em 15/02/2009
Código do texto: T1440135