Maquiavel fazendo escola.

O livro "O Príncipe", do autor italiano Niccolo Machiavelli, é uma verdadeira aula de política, que foi publicado somente após sua morte (1527), no ano de 1532 (carece de certeza), mas foi escrito bem antes, em 1513 e foi baseado em experiências e estudos do brilhante escritor florentino.

O livro, como todos poderão comprovar, continua atualíssimo.

Em um dos capítulos, é narrada uma passagem em que se diz que uma vila estava embebida no caos, com muitos conflitos, mortes, desordem. Então, o rei, que estava sendo criticado pela população, por permitir tal desordem sem intervenção, resolveu mandar para lá um interventor, um homem brutal e cruel que chegaria para colocar ordem no local.

O interventor pegava quem brigasse ou criasse confusão e torturava, batia, mutilava, enfim, era cruel.

Em pouco tempo, o problema foi resolvido. Cessaram os saques, as mortes fúteis, as brigas, pois todos tinham medo de brigar, já que o tal interventor chegava e literalmente "acabava" com quem se metesse em confusão, bebedeiras ou discussões.

Com o tempo, o povo daquele lugar, depois de ter aclamado o Rei e sua eficiente intervenção, começou a reclamar das atitudes do interventor, já que este, não estava perdoando ninguém e descendo a "quixaba" em qualquer um que levantasse a voz ou se alterasse mais do que ele achava conveniente.

O povo começou a implorar ao Rei que fizesse cessar as torturas, as execuções e as crueldades.

Então o Rei, mandou que esquartejassem o interventor que ele havia mandado e pendurassem seus pedaços na cidade, para que todos vissem o quão bondoso era o Rei, e que era ele quem resolvia todos os problemas.

E atualmente continua assim, o governo cria um problema para resolver outro, e quando o último começa a se tornar efetivamente maior que o primeiro, pega esse último e troca por outro, assim, sempre se mostra solicito, piedoso, porém, ele não pode deixar o povo sem problemas, senão, não haveria razões para haver um soberano.

Parece que os políticos leram Maquiavel e andam seguindo direitinho suas lições.

BORGHA
Enviado por BORGHA em 16/02/2009
Reeditado em 16/02/2009
Código do texto: T1441804
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.