UMA QUASE HOMENAGEM

Gorete Amorim

Quando o telefone da mesa de trabalho tocou atendi com a saudação que comumente uso: - Setor de Educação, bom dia!!

Do outro lado da linha alguém perguntou: - Com quem falo? Logo que informei meu nome, uma voz muito entusiasmada exclamou:

- Drª Gorete, é um prazer falar com a Senhora!! Como que ser chamada de Doutora ou Professora?

- Por favor, me trate pelo que sou, professora.

Até esse momento não sabia ainda com quem estava falando, nem tão pouco sobre o assunto a ser tratado, mas confesso que começava achar muito estranho o que estava acontecendo, até que a pessoa se identificou:

- Sou radialista e organizo uma corrida ciclística com premiação e entrega de troféus para os vencedores em 1º e 2º lugar. Todos os anos esses troféus recebem o nome de dois educadores alagoanos como uma forma de homenageá-los.

Sem permitir que eu fizesse qualquer interrupção, continuou:

- O educador ou a educadora homenageada terá o nome gravado no troféu a ser entregue para o ciclista que for classificado em 1º ou 2º lugar, isso acontece há mais de seis anos, e esse ano, o nome indicado para ser gravado no troféu a ser entregue para o 1º lugar da corrida ciclística é o seu.

Um pouco atordoada fiz uma séria de perguntas consecutivas:

- Mas quem indicou? De que forma é feita essa indicação? Não poderíamos pensar em outros nomes, cuja contribuição à educação alagoana deve ser, por dever, reconhecida?

- De forma alguma Profª Gorete, seu nome foi indicado pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido na educação desse Estado, principalmente pela importante função à frente do Conselho Estadual de Educação.

- Bem, não vou resistir a uma homenagem, embora ainda continue achando que poderíamos pensar em outro nome. Irei receber maiores informações sobre a corrida, quando será realizada?

- Sim, informamos inicialmente que amanhã já começaremos a divulgar a corrida ciclística nas rádios, anunciando os troféus Professora Gorete Amorim (1º lugar) e Prof. XXX (2º lugar).

- Tudo bem, aguardo o convite oficial.

Pensando que a conversa estivesse no final, fui surpreendida com a seguinte indagação:

- Professora, o homenageado no troféu 2º lugar fará uma doação de R$ 400,00 (quatrocentos reais), no seu caso, que terá o nome gravado no troféu 1º lugar, que mede quase um metro de altura, de quanto será sua doação?

- Doação? Não farei doação.

- Como Professora, a senhora não irá contribuir com a compra do troféu que terá seu nome gravado?

- Exatamente, não tenho pretensão de ser homenageada, apenas cumpro meu dever enquanto servidora pública, ainda mais, o salário que recebo garante, apenas, uma sobrevivência minimamente digna, e mesmo que tivesse um salário que permitisse fazer tamanha doação, jamais a faria para esse fim.

Inconformado, ainda insistiu.

- Mas Professora, a senhora deve ganhar uma boa gratificação à frente do CEE/AL, não?

- Caro Sr., aproveito e o convido a nos visitar, precisa conhecer melhor o funcionamento do Conselho Estadual de Educação, nosso trabalho enquanto conselheiro(a) é voluntário, não recebemos nem sequer ajuda transporte para participarmos das reuniões do Conselho. Ser conselheira não é exercer uma função gratificada ou assumir um cargo comissionado, mas assumir representar um segmento da sociedade civil organizada.

- É dessa forma que funciona? Bem, em outra oportunidade farei uma visita ao Conselho, quanto à homenagem, para não fazer nenhuma desfeita, seu nome será gravado numa medalhinha e a senhora será convidada a participar da festa, tudo bem?

- Não se preocupe Sr., pois não tenho mesmo nenhuma pretensão em ser homenageada, tenha um bom dia.

Ao desligar o telefone, passei alguns instantes estagnada, pois nunca havia pensado que alguém fosse capaz de pagar para ser homenageado, estava indignada com a proposta, e o pior, segundo o mesmo, outros professores já haviam sido “homenageados”.

SOU PROFESSORA, e honro meu trabalho, não quero meu nome em troféus, se for merecedora, o quero gravado no coração e na alma de cada estudante, que um dia recebi o privilégio de mediar a construção de novos saberes.

ESSA É A VERDADEIRA HOMENAGEM

Maceió, 15/02/09