A musa passa...

A musa passa

Trabalho numa repartição pública, muitas mesas, muito telefone chamando, muitos ramais e um grande número de pessoas transitando de um lado para o outro. Na minha frente o Julião, esse não é o nome dele, é fictício, claro. Um tipo quase cinquentão, de cabelos crespos curtos mais meio desarrumados e grisalhos. A barba também, sempre por fazer...nem precisa dizer, tem pança!..Então, ele é do tipo quietão, não se relaciona, só fica olhando compenetrado para a tela do seu computador, de vez em quando dá uma olhadela para os lados disfarçado. Quando estou de vestido e começo a girar e escorregar a minha cadeira para facilitar os curtos movimentos percebo que disfarçadamente ele olha por cima de suas lentes, àquelas que o deixam com ar de intelectual...a mais deixa pra lá, não é de mim que vim falar, mais da “MUSA”.Ah, ela é linda, alta, morena clara, corpo escultural, cabelos longos e negros que como se fosse um manto escuro cobrem seus ombros...Todos os dias ela passa. Lá por volta das 11h00. não sei como se chama, mas conheço o som dos seus passos...e quando os ouço olho imediatamente para ele querendo flagar sua admiração, seu desfalecimento...Ele se transforma, não percebe mais imagino que seu coração dispara, cai uns mil tombos e quando se levanta...ela já passou... seu primeiro movimento ao percebê-la é uma leve baixada na cabeça para poder contemplá-la por sobre as lentes dos seus óculos, àqueles , sabe? Seu olhar brilha, seu semblante se torna mais suave e a expressão abobadados, depois deixa a cabeça levemente inclinada para a direção por onde ela sumiu, os ombros se rebaixam relaxados...é como se de êxtase, ele tivesse gozado.

Há, eu penso cá comigo que sua manhã não passa, que é sem graça até que sua musa passe e o resto do dia também. No final do expediente todos começam a desligar seus computadores e se vão apressados. Ele fica ali sentado, sem pressa, acho que esperando sua musa retornar...

E eu? Ah não.

Não sou a fofoqueira, nem a bisbilhoteira, sou simplesmente a recepcionista. Fico ali atenta observando tudo e a todos e sinto até o palpitar do coração do meu colega, quando a musa passa...