Dia de Feira

Domingão de manhã é dia de feira. Quando eu ainda era criança, começei a tomar gosto pela feira livre de minha cidade, levado pelo meu pai. A gente acordava cedo e quando chegavamos lá, eu ficava admirado com a quantidade de produtos e achava muito engraçado aquele pessoal disputando a freguesia no grito. A gente ia andando e eu ia escutando: "_Amiga Dona de Casa, essa mandioca aqui não cozinha, derrete !", ou então, "_Olha aqui Patrão, o peixe fresquinho pro almoço" e ainda "_Olha o leitão, criado só no milho desde que desmamou", entre outras pérolas do marketing popular.

Já na minha adolescência, passei a ser um frequentador habitual da feira livre, já que ao sair das boates e bailes que embalavam as noites de sábado (já na madrugada de domingo), depois de ter tomado todas e mais um pouco, ia direto para a feira, sempre acompanhado de amigos ou de alguma namorada para comer pastel e tomar uma guaraná Tupinambá na barraca do "Seu Varti". Já amanhecendo, passava no caminhão de frutas e comprava um sacão de laranjas e um queijo fresco, levava para a casa e entregava para a minha mãe, torcendo para que ela não se lembrasse de me dar aquela bronca por ter chegado "tão cedo".

Hoje em dia a feira ainda está lá, firme na Avenida José Flores, porém muita coisa mudou. Predominam as bancas de roupas das sacoleiras do Brás, os brinquedos e contrabandos chineses e a pirataria de cd´s e dvd´s, no entanto, muita coisa continua exatamente igual, pois ainda podemos encontrar o peixe fresco, o frango e o leitão caipira, o pastel, a rapadura e a garapa (caldo de cana).

E até hoje eu gosto de ir à feira, e faço questão de levar o meu filho, para que ele tome gosto pela magia que há naquele local. Para que ele ouça os gritos de "chega prá cá, freguês" e entre no vai e vem da multidão. Para que ele veja que ainda tem gente que precisa da chuva para plantar e do sol para poder colher e vender, ao invés de achar que é tudo fácil. E principalmente, para que ele não se acostume a procurar tudo em meio ao ambiente de gôndolas gêmeas e frias de um hipermercado qualquer.

BORGHA
Enviado por BORGHA em 19/02/2009
Reeditado em 20/02/2009
Código do texto: T1447608
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.