Você tem Orkut?

VOCÊ TEM ORKUT ?

Hoje amanheci com vontade de escrever. Libertei-me de meus mil afazeres e segui o conselho do meu amigo Fernando Vasconcelos: “não deixe nada nesse mundo impedir que você se dedique aquilo que você mais gosta de fazer”. Ele se referia aos meus leves e saborosas escritos, foi assim que ele qualificou minhas crônicas ao comentá-las no jornal de João Pessoa\ Paraíba – “A União” do dia 01.08.2008.

Também esse tempo chuvoso, tranqüilo, contribui bastante para inspirações. Talvez esteja ainda movida pelos incentivos de outro grande amigo Dr. Elton Titze, que enviou minhas crônicas para o Jornal “Radar” de Apucarana (PR). Foram publicadas no jornal n0 2.183 de janeiro\fevereiro de 2009, classificando meus escritos como doces ou temperado de linguagem criativa e que prendem a atenção do leitor.

Assim, hoje já pulei da cama com a intenção de passar para o papel mil caraminholas que estão na minha cabeça. Às vezes fico pensando que escrevo bobagens. Já recebi conselhos de pessoas queridas que devo escrever coisas mais sérias. Até já tentei. Mas não foi produtivo. Não ficou de boa qualidade. Eu me identifico mesmo é com a forma de se comunicar do Fernando Veríssimo e do Danilo Damásio. Longe de mim, querer me comparar com eles. Dois “figuraços” que muito admiro, pela forma despojada de escrever, sempre antenados como os acontecimentos atuais e aproveitando de tudo para fazer piadas. Mas que eu sou fã desses dois grandes escritores eu sou. E digo com muito orgulho. Leio tudo que eles escrevem.

Sim, mas vamos aos fatos. Faz dias que estou imaginando acerca dessa tecnologia e desse novo mundo que estamos inseridos. Ele nos permite uma comunicação em tempo real, faltando somente a gente sentir o cheiro das pessoas que estão longe. Porque a gente fala, ouve a voz da pessoa que está distante, vê pela cam, e “pega” até na criatura através da tela. Não dá para saber se a pele é macia ou não, mas é possível sentir a sensação de tocar.

Engraçado que um dia desses eu estava numa reunião e fui apresentada para um grupo de pessoas. Estenderam a mão para me cumprimentar e perguntaram logo: Você tem “orkut”? Eu fiquei encabulada porque não tinha, mas para não ficar por baixo eu disse: eu tenho “blog”, serve? O meu colega, ao lado tinha orkut, blog e msn, fiquei humilhado. Meu Deus! Ou você acompanha esse novo mundo da internet ou você passa vexame.

Um dia desses uma pessoa me contou que foi fazer uma compra e a atendente pediu o e-mail dela. A pobre criatura que não se inteirou ao novo mundo como alguns poucos, perguntou se não servia o endereço de correspondência. Recebeu uma resposta negativa. Mostrou o CPF, o RG o telefone fixo e nada. Talvez se ela tivesse celular até poderia ter conseguido alguma coisa, mas do jeito que se mostrou avesso à modernidade tentaram logo de lhe despachar mostrando a impossibilidade de firmar qualquer negócio. Pense numa pessoa que ficou sentida, traumatizada, injuriada. Antigamente o documento que mais tinha validade era a Certidão de Nascimento, depois o título de eleitor que foi substituído pelo CPF e RG, agora nem isso vale mais? Recordou com saudade o tempo de seu avô que o fio do bigode significava muita coisa.

Esse nobre senhor me contou que ganhou recentemente uma netinha. A avó só falava em registrar a menina no cartório. Mas a primeira coisa que ele fez foi fazer um MSN, um E-MAIL, um ORKUT e um BLOG para ela, depois foi no cartório providenciar a Certidão de Nascimento.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 20/02/2009
Reeditado em 09/05/2020
Código do texto: T1449052
Classificação de conteúdo: seguro