PRAÇA I

Tenho lido à respeito da praça Coronel Pedro Osório e ouvido algumas opiniões de munícipes que notaram a transformação que ela vem sofrendo nos últimos meses. Já ouvi e li de tudo, inclusive aspectos de sua história, manifestações saudosistas enaltecendo o que acontecia no passado, mas, não deixarei esquecidos alguns aspectos que acredito serem importantes neste momento. Vivemos os primeiros anos do século XXI e com eles as agruras da insegurança, da falta de empregos, da falta de cuidados pela saúde pública, a deficiência do ensino público em seus vários aspectos, a falta de recursos para determinadas obras públicas, e tudo isto culminando com o grande desleixo de alguns governantes que não derrubaram seu olhar sobre a praça para mantê-la jovem, íntegra, bela, segura, iluminada. Em épocas passadas, quando a população de Pelotas era em torno de 100.000 habitantes, as atividades sociais e os conceitos de educação eram completamente diferentes dos atuais. Nossa praça sofreu um abandono ímpar e com isso tornou-se impossível de ser vista como lugar belo e convidativo ao passeio. Com tudo isto, a Secretaria Municipal de Cultura fiscaliza a execução de um projeto de transformação e restauração global da praça com verbas do Monumenta, onde todos que por ali têm passado notam as diferenças. Até mesmo no paisagismo tem sido mexido para que possamos voltar a ver o entorno da praça e sentirmo-nos convidados ao descanso em tão magnifico espaço público. Até mesmo a convivência democrática entre as pessoas sofrerão alterações, pois a praça será um dos mais bonitos locais da cidade, acredito, e nela todos nós, inclusive as “dianas”, poderão estar ocupando esta verdadeira festa da natureza com prazer e alegria. Seria uma grande discriminação proibir qualquer cidadão de passear pela praça, desde que seu comportamento seja moralmente correto e educado.

Publicado no jornal Diário Popular em 2006.

Do livro "Crônicas, Contos e Poesias" editado pela Editora e Gráfica Universitária da UFPel em 2007, lançado na 35ª Feira do Livro de Pelotas/Rs.