É agora que o ano começa...

Estava trocando os canais, para ver se achava algo, que valesse a pena sentar e assitir, no finalzinho da tarde de carvanal. Vi em um comercial. Duas girafas olhando um cardápio. Enquanto uma folheava, a outra dizia:

- Essa eu já peguei, essa também, essa daqui, essa...

- E essa?

- Essa daqui eu ainda estou comendo.

Olhei incrédulo para o televisor. Pensei com as minhas baratas: "Meu Deus aonde é que esse mundo vai parar". Como pode um comercial de uma empresa, do ramo dos sanduíches, em que o público alvo são as crianças, fazer publicidade apelativa de duplo sentido?

Troquei de canal. Era mais uma reprise dos melhores momentos das escolas de samba. E lá estavam, seios, bundas, coxas, seios, barrigas, seios e acho que mais seios, explícitos, de graça, para qualquer um ver, inclusive as criançasem, plena tarde. "Que mal há nisso, é cultura", "isso é Brasil". Valha-me Deus! Cada vez mais nossa "cultura televisiva" está caindo.

E falando em carnaval. Essa é uma época muito bonita, diga-se de passagem, o feriado mais alegre que os brasileiros comemoram, até porque são três dias de folia. As cores, a bagunça, tudo isso é muito bom, mas desde que seja controlado. É hora de pensarmos um pouco se o que realmente estamos mostrando é cultura.

Além disso, sempre tem aquele jeitinho brasileiro para as coisas. Logo depois, já na quarta-feira, vem as cinzas. Tempo de reflexão. Antes a bagunça e depois a penitência. E garanto que é agora que o ano começa para o brasileiro.

Espero que no futuro, quanto estiver com meus filhos assistindo ao televisor não tenha que deparar-me com com cenas de comerciais como esses. Imagina só se uma criança fala isso na frente das outras pessoas? Não quero nem pensar.

Eduardo Costta
Enviado por Eduardo Costta em 25/02/2009
Código do texto: T1456728