Pré-conceito e preconceito

A todo momento estamos sendo julgados, pelos nossos atos, aparência, atitudes, ideologias, enfim as pessoas utilizam todo artifício para analisar umas às outras. Com todo esse julgamento inicial e não muito abalizado, acaba nascendo muitas vezes uma idéia preconcebida sobre uma pessoa. Aliás, se alguém disser que nunca fez ou sequer presenciou um julgamento antecipado de um indivíduo, provavelmente estará mentindo, visto que isso é uma situação corriqueira, ainda que seja algo errado, acontece muito. O que também é normal, já que as coisas que mais se repetem são as atitudes erradas. Já estou fugindo do tema central, que deveria ser esse preconceito que existe, mas muitas vezes fechamos os olhos, por isso vou tentar voltar ao assunto. Imagine quantas vezes você esteve reunido com amigos e de repente aparece um desconhecido, você começa a notar as roupas, os trejeitos do estranho, começa a fazer uma imagem muitas vezes distorcida do que realmente aquela pessoa é, e tudo isso pura e simplesmente pelo preconceito escondido dentro de você, que começa a se manifestar sem que você perceba. Inicialmente fazemos um pré-conceito de um indivíduo para posteriormente passarmos ao preconceito por uma atitude, um detalhe qualquer desta pessoa. Isso quando não existe o preconceito enraizado, de raça, religião, posição social, orientação sexual, etc... Preconceito esse que é uma ferida aberta há séculos no mundo e que teima em cicatrizar. Não há como negar, porém, que muitas vezes uma análise antecipada pode estar correta, mas é necessário muito mais do que uma simples conversa para conhecermos bem uma pessoa, ainda mais hoje em dia num cenário onde nossos amigos são adicionados e classificados por grupos e afinidades (vide Orkut). Eu tenho a coragem de admitir que sou uma pessoa preconceituosa, apesar de nunca ter tratado pessoa alguma com indiferença, muito pelo contrário, mas sei que tenho minhas idéias preconcebidas de muitas coisas e é por isso que estou escrevendo isso, para me conhecer mais e tentar mudar um pouco meus defeitos. Não é porque o mundo inteiro está batendo num cão sarnento que eu vou fazer o mesmo, a partir de agora vou analisar mais calmamente as situações e meus atos, tentar entender minhas opiniões e analisar menos as pessoas. Espero que isso sirva de incentivo para outras pessoas também pensarem no assunto.