PRÊMIOS

E de repente um pedido tão serio que me soou como uma maravilhosa ordem.

— Quero escrever.Na mão!

— Vai fazer uma bolinha.

Um pedido feito pela dona do sorriso mais meigo e sincero que há. Não pode ser recusado.

— Vai riscar a mão do papai? não pode, brinco.

Não adiantou, fez uma carinha séria e desenhou uma bolinha na minha palma.

— Tá bom chega!

Me olhou séria e...

— Ta bom?

— Esta linda, mas chega! Falo carinhosamente com um sorriso observando a realizaçao aos dois nos de idade e Ana clara.

— Tá bom, tá?

— Esta linda, mas chega.

— Chega? Não!

— Chega vai fazer no caderno.

Segura minha mão direita, me olha séria.

— Na outra.

E logo cedo fico com dois presentes um em cada palma da mão. Dois círculos. Uma conquista premiada com um beijo e um carinho. Depois desse show. Só me resta ler o jornal tranquilamente, mas antes olho para as minhas palmas e uma alegria, quase infantil toma conta de meu semblante, quando observo a maestria dos desenhos, dois círculos, lembrei na hora de coroa, não sei como os identifiquei com uma, é melhor deixar pra lá e dar uma lida no jornal.

Coroa me lembra reis. E a primeira noticia que leio é as conquistas com grande mérito: a do Romário que merece com certeza ser coroado como rei do futebol ao fazer seu milésimo gol encerrando sua carreira. Como nosso rei do futebol, Péle, que a trinta e oito anos atrás conseguiu esse mesmo mérito, e uma outra coroa eu colocaria no Jardel Gregório que superou o recorde do João do pulo que o manteve insuperável por trinta e dois anos. Ícones pela disciplina, esforço e dedicação a serem seguidos por todos. Honra na gloria de suas conquistas. É com orgulho que ofereço de coração essas duas coroas desenhadas nas minhas mãos pela minha princesa. Tem gente que é assim fecha com méritos sua carreira. Viver em significado singular. Fantástico, vão ficar registrado por décadas, até serem superados, mas jamais esquecidos. Feliz essa manchete, pessoas trilham seus objetivos e a fecham com chave de ouro. E claro que muitos se perdem pelos caminhos sucumbidos por uma força maior insuperável e imprevista, mas fecham da mesma forma sua carreira com a honra de sua batalha pessoal.

O que infelizmente não acontece com pessoas que estão com currículos invejáveis e no auge de suas carreiras, são advogados juizes, politicos, médicos, engenheiros ou emprezarios(as). Que deveriam desempenhar suas funções sociais, gerando emprego ou patrocinando iniciativas culturais e esportivas, ou simplesmente ajudando a gerar e distribuir riquezas, mas ao contrario fogem para paraísos fiscais, para que as suas conquistas espúrias se encerrem no seu deleite pessoal e fiquem longe dos benefícios sociais que elas poderiam e deveriam gerar.

Para esses ministros, deputados, empresários e toda a sorte de homens e mulheres que corrompem seus cargos e empresas, dois círculos, não pintados em suas palmas, mas sim um bom e apertado par de algemas em seus pulsos, para coroarem suas carreiras nos cárceres onde estão todos os seus párias.

DiMiTRi

31/5/2007 11:14