Ser humano mulher

Ser humano mulher

Comentei ontem com amigos sobre a importância de não ser tão hipócrita. As pessoas reservam, para o seu dia-a-dia, lenitivos que nada ajudarão efetivamente para melhorar uma situação. Alguns deles são as homenagens feitas, em datas determinadas, como a de hoje, Dia Internacional da Mulher.

Amo ser mulher. Tenho uma filha ainda menina e passo isso a ela, mas acho que a luta é ainda demorada e penosa, até, de fato, termos uma melhoria em nossa situação, pois quase tudo o que tentamos nas últimas décadas parece ter saído como um tiro pela culatra.

Emociono-me com o carinho dos meus amigos, ao me enviarem lindas mensagens. Acredito na consideração de cada um deles,mas a sociedade, como um todo, pouco tem feito para melhorar a condição da mulher, que, atualmente, sobre vários aspectos, carrega, também, em muitos casos, a responsabilidade do homem sobre os ombros, quando abraça,por exemplo, quer por imposição de uma circunstância, quer por imposição da própria sociedade, toda ou a maior parte do sustento da família e a educação dos filhos.E isso é apenas um exemplo.

Infelizmente, uma educação errada, falsas verdades veiculadas por décadas, anunciaram não somente uma mulher superior ao homem, como também um super ser humano. E durante um bom tempo, catastroficamente, nós acreditamos nisso. Fomos conduzidas por um rio denso e caudaloso de idéias enganosas e errôneas sobre o que é ser mulher.

Hoje, como sempre desejamos, não temos um papel definido e abraçamos todas as responsabilidades, sem a mínima condição de o fazer, pois não somos mais que humanas, e vivenciamos muitas coisas ruindo ao nosso redor, quando não, nossa própria vida.E ainda, não vemos, nem mesmo por nós mesmas, essas habilidades serem reconhecidas, a não ser no Dia Internacional da Mulher.

Grande parte dos nossos direitos é violada em nosso cotidiano, inclusive o de pensar, sugirir, desejar. Direitos como cidadãs, como pessoas comuns, e nos embrenhamos em uma nova luta, sermos reconhecidas não como seres superiores, mas como seres humanos, do sexo feminino.