DESMORANAMENTO

Há muito tempo houve um terremoto em escala inimaginável em um pais da América central, me lembro que, apesar de tanta desgraça, eu me sentia encantado com que eu estava presenciando.

Era noite, por sinal, um céu esplendoroso sem nenhum obstáculo para aquele show estelar acompanhado de uma lua, cheia de orgulho por estar ali.

Estava no sitio, postado em frente de um antiquíssimo radio que pertencia a meu avo daqueles a válvula era tão bom que recebia sinais da Europa, a BBC de Londres transmitia sem censura noticias de natureza política para o Brasil em português que naqueles idos o direito de expressão era um problema para os surdos, mudos e cegos do poder vigente.

Se não me engano acontecia na capital do Panamá e o que me encantou e marcou por toda minha vida foi estar ali sozinho longe de qualquer abalo sísmico e de qualquer problema dessa ordem e somente com a presença de um radio que com certeza alguém, ou melhor, meu avo, deve ter ouvido noticias ao vivo da segunda grande guerra mundial, ironias à parte eu gostava daquele radio pena que o tempo o levou.

Eu ali, ouvindo atentamente a BBC e de súbito, a transmissão foi interrompida por outro jornalista que entrou ao vivo noticiando no exato momento o tremor e todas as suas conseqüências e ao mesmo tempo operadores de rádios amadores transmitiam ao vivo o acontecido e solicitavam socorro a operadores de outros paises formando uma rede de solidariedade que abrangia toda a América.

Um operador do Chile pedia contato a outro na Bolívia e este assim que contatado também o fazia a outro no Paraguai e ai entraram os do Brasil; Peru, cuba, guianas enfim todos os operadores que estavam a postos, tudo muito rápido e ate mesmo ouvi um que estava na áfrica do sul que também queria participar, e assim por diante.

Eu não sei como podia ser, achava que a transmissão de um sinal não tinha nada a ver com o outro, ou era o meu radio ou a BBC que estava sintonizada e transmitindo, eu sei lá, o que interessa e que ouvi naquela transmissão a formação daquela rede, e eu ali ouvindo desconhecidos envolvidos em socorrer pessoas fazendo solicitações de remédios, maquinas, equipamentos, equipes de busca, médicos, paramédicos e tudo que se pode imaginar e ate mesmo cães adestrados franceses para busca de sobrevivente chegaram ao local.

Toneladas de equipamentos e voluntários das mais diversas especialidades e de diferentes países fizeram de tudo para amenizar aquele desastre.

Ate hoje esse dia me vem a mente eu gostaria de ter ido ate lá ver e participar daquilo tudo.

DIMITRI 21/11/2003