VOCÊ GOSTA DE MIM?

Não, a minha filosofia não é a física, não estou olhando para o mundo material nem indagando qual é o componente final e irredutível das coisas, pois disso Demócrito, o descobridor do átomo, que viveu entre 460/360 a.C., já se deu ao trabalho de explicar: “ na realidade não existe nada a não ser átomos e espaço”.

Também não questiono tabus políticos ou religiosos, já questionaram por mim Górgias, Hípias, Protágoras, Prodicus, que não demonstraram receio ao fazê-lo, levando todas as crenças a se submeterem ao julgamento da razão.

E eu não sei a qual escola pertenço se a de Rousseau, que argumentava que a natureza é boa e a civilização má; que pela natureza todos os homens são iguais e passam a ser desiguais graças às instituições criadas pelas classes e que a lei é uma invenção dos fortes para subjugar e governar os fracos. OU se a de Nietzche, que sustentava que a natureza está além do bem e do mal; que pela natureza todos os homens são desiguais; que a moralidade é uma invenção dos fracos pra conter os fortes; que o poder é a virtude e o almejo supremos do homem e que de todas as formas de governo a mais sábia e natural é a aristocracia.

Só sei que, não sendo uma pessoa versada em sabedoria, mas uma amante da sabedoria busco a filosofia , a que busca guerra e paz, bem e mal, alegria e dor, a que me leva a perguntar sobre, a questionar a fim de encontrar uma resposta segura para o meu agir, pois quero saber como e porque para melhor viver. E o melhor viver para mim neste momento é saber: você gosta de mim?

Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 10/03/2009
Código do texto: T1478588
Classificação de conteúdo: seguro