16 POLITICAMENTE CORRETO?

A sra. dona Mídia, nos últimos tempos, tem falado demais do que é ou não é "politicamente correto" e do que é ou não "politicamente incorreto".

Ora, bobagem de dona Mídia! Como se em política (com o "p" minúsculo) alguma coisa, neste mundão largado de meu Deus, seja ou esteja politicamente correta. Com o "p" minúsculo, a política não passa mesmo é de politicalha... E só emporcalha.

Não me achem pessimista, não. Não critico a Política (aquela com o "P" maiúsculo), que é uma ciência social de grande valia e merece o nosso respeito. Mas somente aquela da teoria, estudada nos livros, desde Platão e Aristóteles.

Aí vem a sra. dona Mídia e enumera, em duas listas, o que é e o que não é que o cidadão comum deve dizer e/ou escrever, seja em público, pelos meios de comunicação ou nos documentos oficiais.

Macacos me mordam, pois, se eu for decorar essas tais listas de boas maneiras, coisas bem comportadas e normativas a serem empregadas na linguagem.

É preferível falar desabotoado. Dar nome aos bois como fazem aqueles personagens mais desbocados de Lins do Rego e Jorge Amado, em cujos romances "ser filho de uma égua" é o mesmo que ser filho de uma porca ou de uma cadela.

Politicamente correto? Ah!... Vá dona Mídia olhar se eu estou ali na esquina. Que ela diga que não é delicado chamar um preto de negro ou um pederasta de veado. Então que se use o eufemismo; diga-lhes que, respectivamente, o primeiro é um cidadão de cor, tudo bem, e que o outro é um cara que tem sua própria opção sexual, etc., etc., etc.

Agora, dizer que "judiar" não é o mesmo que "maltratar", aí a coisa muda. Jesus Cristo que o diga. E quem foi que Lhe meteu o cipó-de-boi no lombo, ãh, quem foi? Vocês ou eu?

Não se trata, apenas, de ser ou não ser "politicamente" correta ou incorreta tal ou qual palavrinha ou expressão. Quero ver é o que é humanamente correto, aí, sim, cara desfigurada.

Humanamente incorreto é Israel, soprado e incentivado pelos States of America dos ianques das quantas baixarem o pau nas crianças, velhos e mulheres da Palestina, inclusas aí a Cisjordânia e a Faixa de Gaza. Lá, naquele pedaço de Oriente Médio, o fascismo sionista, sem eufemismo algum, o que faz, sem dó, é "judiar", bombardeando e devastando populações inteiras, a semear a morte. Os palestinos mortos e mutilados que o digam.

Não e não, sra. dona Mídia. Por favor, não nos roube este verbinho tão fatídico, humanamente vagabundo, mas semanticamente correto, quiçá de circulação em todas as línguas vivas do planeta Terra: "judiar".

Fort., 10/03/2009.

Gomes da Silveira
Enviado por Gomes da Silveira em 10/03/2009
Reeditado em 02/03/2010
Código do texto: T1479995
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.