Provérbios

Muitos deles foram criados na antiguidade, porém estão relacionados a aspectos universais da vida, por isso são utilizados até os dias atuais. É muito comum ouvirmos provérbios em situações do cotidiano. Quem nunca ouviu, ao fazer algo rapidamente, que “a pressa é a inimiga da perfeição”. Os provérbios fazem sucesso, pois possuem um sentido lógico.

A maioria é de criação anônima. O provérbio é fácil de decorar e transmitir em função de seu formato simples, curto e direto. Falam sobre diversos assuntos e fazem parte da cultura popular da humanidade. Encontramos provérbios para praticamente todas as situações de vida.

Os provérbios transmitem conhecimentos a vida. De qualquer pessoa. São ditos populares (frases e expressões) que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. Muitos deles foram criados na antiguidade, porém estão relacionados a aspectos universais da vida, por isso são utilizados até os dias atuais. É muito comum ouvirmos provérbios em situações do cotidiano. Quem nunca ouviu, ao fazer algo rapidamente, que “a pressa é a inimiga da perfeição”. Os provérbios fazem sucesso, pois possuem um sentido lógico.

Lista de provérbios populares:

• Dai a César o que de César e a Deus o que de Deus.

• Quem com ferro fere, com ferro será ferido.

• Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.

• A pressa é a inimiga da perfeição.

• Cavalo dado não se olha os dentes.

• A ocasião faz o ladrão.

• Quando um não quer, dois não brigam.

• Antes calar que mal falar.

• Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.

• Cada cabeça, cada sentença.

• Caiu na rede é peixe.

• Casa de ferreiro, espeto de pau.

• O seguro morreu de velho.

• Cada macaco no seu galho.

• Quem tudo quer nada tem.

• Devagar se vai ao longe.

• De grão em grão a galinha enche o papo.

• Errar é humano.

• Falar é fácil, fazer é que é difícil.

• Filho de peixe, peixinho é.

• Leite de vaca não mata bezerro.

• Nada como um dia depois do outro.

• Não há rosas sem espinhos.

• Não se faz uma omelete sem quebrar os ovos.

• Nunca digas que desta água não bebereis.

• O barato sai caro.

• Onde há fumaça, há fogo.

• Pela boca morre o peixe.

• Quem ama o feio, bonito lhe parece.

• Quem espera sempre alcança.

Provérbio e pensamento Chinês

Nunca é tão fácil perder-se como quando se julga conhecer o caminho.

Se não queres que ninguém saiba, não o faças.

Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda.

As más companhias são como um mercado de peixe; acabamos por nos acostumar ao mau cheiro.

Não há que ser forte. Há que ser flexível.

Longa viagem começa por um passo.

O burro nunca aprende, o inteligente aprende com sua própria experiência e o sábio aprende com a experiência dos outros.

Talvez DEUS queira que tu, ao longo da tua vida, conheças muitas pessoas falsas, para que quando tu encontres as verdadeiras, as saibas estimar e dar graças por elas.

A dúvida é a ante-sala do conhecimento

Se você quer saber como foi seu passado, olhe para quem você é hoje. Se quer saber como vai ser seu futuro, olhe para o que está fazendo hoje.

Espere o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier

O medíocre discute pessoas. O comum discute fatos O sábio discute idéias

Um momento de paciência pode evitar um grande desastre; um momento de impaciência pode arruinar toda uma vida.

"Os sábios aprendem com os erros dos outros, os tolos com os próprios erros e os idiotas não aprendem nunca."

Num mundo injusto, aquele que clama por justiça é considerado louco Felipe Camino

Terminado o jogo, o rei e o peão voltam à mesma caixa - Provérbio italiano

Triste época! è mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito - Albert Einstein

Eu estava furioso por não ter sapatos; então encontrei um homem que não tinha pés - e me dei por muito satisfeito Provérbio Chinês

Quem conduz e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as idéias Victor Hugo

Para que nasçam virtudes é necessário semear recompensas provérbio oriental

Não há livro tão ruim que não se possa aprender nele algo de bom Plínio, o Jovem

O tirano morre e seu reinado termina. O mártir morre e seu reinado começa Soren Kierkegaard

O que prevemos raramente ocorre; o que menos esperamos geralmente acontece

O medo faz parte da gente, algumas pessoas não sabem como enfrenta-lo. Outras, acho que estou entre elas, aprendem a conviver com ele e o encaram não de forma negativa, mas como um sentimento de auto-preservação. Ayrton Senna.

Frases de Provérbios Japoneses

Se for para buscar abrigo, que seja sob uma árvore grande.

Se quiser conhecer um cavalo, monte nele; se quiser conhecer uma pessoa, conviva com ela.

O macaco também cai da árvore.

Endireite o galho enquanto a árvore é nova.

Saber lidar com o oponente, em vez de desafiá-lo.

As dificuldades são como as montanhas. Elas só se aplainam quando avançamos sobre elas.

Cutuque o arbusto e uma cobra dele sairá

Pouco se aprende com a vitória, mas muito com a derrota.

O gato que pega rato esconde suas unhas

Qualquer um pode parecer bonito se cuidar da aparência externa.

É fácil quebrar uma única flecha, mas é difícil quebrar um feixe de dez flechas.

Ganhar dinheiro é como cavar com um alfinete na areia, perder dinheiro é como jogar água na areia.

O cachorro se apega à pessoa e o gato à casa

Ao entrar na vila, obedeça aos que nela moram.

O sapo do poço, não conhece o oceano. - Um pássaro nunca faz seu ninho em uma árvore seca.

A grama do vizinho está sempre mais verde.

A árvore quer sossego, mas o vento não pára de soprar.

A gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente logo enxerga.

O homem comum fala, o sábio escuta, o tolo discute.

Marília
Enviado por Marília em 19/03/2009
Reeditado em 31/10/2012
Código do texto: T1494870
Classificação de conteúdo: seguro