FATOS E BOATOS SOBRE O FUTEBOL DE GOVERNADOR VALADARES/MG - BRASIL

FATOS E BOATOS SOBRE O FUTEBOL DE GOVERNADOR VALADARES/MG

Dizem, os entendidos no Futebol Mineiro, que nem só de Cruzeiro, Atlético e América o campeonato das Minas Gerais fora feito. Será verdade ou será mentira? Não sabe o leitor(a)? Então, por obséquio, leia abaixo:

Nas décadas de 70 e 80 em Valadares havia dois grandes clubes: o Clube Atlético Pastorial e o Democrata Futebol Clube, este último, em atividade até os dias e noites de hoje.

No Pastoril lembro-me bem de nomes como: Coelho, Padeirinho, Luizinho, Lumumba e companhia limitada. No Democrata se destacavam o Jota e Juvenal(goleiros), este último um cidadão de cor bem alto. Calculo que ele tinha mais de 1,90 de altura. O Jota tinha a mania de quando pegar a bola pelo alto, escondê-la atrás do nuca. Numa bela tarde de domingo, jogando o Pastoril e Democrata ele levou um ¨frangão ou peru¨, como dizem as boas falas.

Eu era garoto e, junto com meu pai, vendia pipoca nos campos de futebol, inclusive no campo do Rio Doce(Time da VALE). Por isto estando jovem fui um dos pontas esquerdas desse clube amador.

Falam, também as más línguas, que o Juvenal tinha o grave defeito de visitar os vestiários, que ficavam com as portas sem tranca, e afanar os bolsilhos e gibeiras das roupas dos atletlas, em busca de ¨money¨. Um dia o falecido João Rosa o pegou com a boca na botija, ou melhor nos bolsos das camisas dos companheiros. Aí... Ele foi expulso do clube Rio Doce. Pobre Juvenal. Rico João Rosa(que Deus os tenha).

Hodierno, somente o Democrata subsiste. O Pastoril acabou-se com a falência das Serarias de Madeiras do Vale do Rio Doce que, àquela época desmatavam o Vale. Por isto Valadares, no tempo de verão, passa de 40 graus centígrados à sombra. Lá se foram as Serarias. Lá se foram os empregados e os empregos. Meu pai fora um deles. Hodiernamente, Governador Valadares/MG - Brasil, é sede de campeonatos de ¨Paragrade¨ ¨Parapente¨, sendo a capital brasileira do vôo livre, onde existe o Pico do Ibituruna... Vai lá...

Contemporaniamente, o Democrata começa uma fase de glória e termina nas últimas colocações do campeonato, embora empate com os grandes times de Belô, no Mineirão. Falta-lhe pernas para suportar o segundo tempo de jogo. Caixa... Caixa... Caixa... É gol... É ¨goool¨, Cru-zei-rôôô!!! ¨Existe um grande Time na cidade... Que mora dentro do meu Coração... Mas na realidade é um grande Campeão¨...

Quem nunca ouviu falar do Mestre Cafunga, o melhor goleiro que o Clube Atlético Mineiro já teve? Quem nunca ouviu falar de João Leite? Quem nunca ouviu comentários sobre Tostão, Dirceu Lopes, Dario( o Dadá) Maravilha, Reinaldo, mussula e Hilton Oliveira? Pena que se foram...

O Futebol de hoje, com toda a tecnologia moderna, está à deriva... Muito se fala joga-se pouco. Quantos jogadores hodiernos merecem, ¨na bucha¨, o salário que embolsam ou que é depositado em suas contas bancárias? Acho justo eles receberem, entretanto, astronomicamente, como recebem ou deveriam receber, não!

Não vou polemizar... Apenas estou relatando os fatos e os boatos, dos quais tenho conhecimento ou que vivi quando criança, adolescente, adulto e agora com mais de 50 anos, meio século de vida... Bem ou ¨mala¨. Isto é fato.

Modernamente, os Técnicos colocam o jogador destro na esquerda e o canhoto na direita... Não está funcionando... Acabei de assistir o fiutebol da seleção brasileira de salão empatar com a da Argentina, numa partida ganha... Que coisa ein? Por que será que o Sorín, depois de jogar no exterior, voltou à lateral esquerda do Cruzeiro? Será por que ele é canhoto ¨NATO¨? TALVEZ... QUIÇÁ... Modernamente é complexo, côncavo e convexo cronizar sobre o futebol brasileiro...

Para encerrar esta crônica devo dizer que ainda jogo futebol de salão e soçaite e que o coronel Severo Augusto é o idealizador dos helicópteros nas Polícias Militares. Sou colega, de Turma, dele.

Tenha um bom dia... Ou boa noite.

Belo Horizonte/MG, 22 de março de 2009.

Limagolf