*MÃOS AO ALTO É UM ASSALTO!

      Horizonte sem perspectiva ,saída inexistente, medo a rondar em nossas vidas de simples cidadões.  Como agir?... A quem recorrer?...   E  os  nossos  direitos  de cidadania  onde  estão?  Cadê o guarda?... E a Justiça onde está?...E os impostos onde foram?...                             

     Todas  estas e muitas outras perguntas irão passar por  nossos  humildes  e  embaralhados pensamentos( caso  tenhamos  saído com  vida  de  tão  horrível situação) naqueles momentos pós violentos.
     Quando garoto sempre ouvi dos mais velhos,que o exemplo sempre deve vir de cima. Não é o que se vê nos dias de hoje pois está ai a televisão a ditar regras,modificar os costumes,enfim em nome da audiência qualquer coisa é valida,até a violação da infância(utilização de crianças em novelas de fundo bastante pornográfico).
    Outro exemplo péssimo, são alguns políticos, verdadeiros aproveitadores de nossa burrice em ter acreditado em suas promessas pois vivem nos enrolando e legislando em causa própria. Mas e o assaltante onde entra nessa história? Quase sempre é pela porta da frente!... Cara limpa!...Arma em punho!...(as melhores armas) Cabeça erguida!...Dono da situação!... Enfim o Super-Homem. Pobre de você ,caso diga uma palavra forte ou faça um gesto brusco, nem pense em piscar os olhos, pode morrer por causa disso.
    Reze, entregue tudo, o mais rápido possível, pois o tempo é sempre contra você,ele tem armas poderosas a seu favor,inclusive a própria lei o protege,como é que você terá ousadia para enfrentá-lo, não esqueça tem ainda a represália que sempre é pior que o primeiro fato. Todos os dias ouço relatos de pessoas amigas que já não dormem direito e que não  tem coragem de sair a noite para uma simples festinha, pois já foram assaltadas,tiveram suas vidas violadas,suas casas devassadas e ainda sentiram-se constrangidas quando foram  à  policia registrar a ocorrência. Principalmente mulheres...senhoras...meninas,crianças vitimas maiores desse descalabro em que nos encontramos”sexo frágil” pessoas iguais a minha esposa, minhas filhas minhas netas que a qualquer momento podem ser violentadas em seus próprios lares ou ao ir na padaria, no super ou no trabalho.
      Onde estava a policia no caso de Canoas ou em outros que acontecem todos os dias. E o trauma das meninas que estavam a dormir no “abrigo” de suas residências. Onde estão o seus direitos de proteção?...e o seu futuro,e o nossos filhos e das nossas mulheres? Será que o senhor Secretário de Segurança,vai resolver o problema?...Como?... Deixando a bandidagem agir à vontade sem medo da “represália policial”,que não tem como agir,por não ter bons equipamentos, salário justo e respeito por parte dos marginais.
      As mulheres inteligentes já não carregam mais bolsas na rua pois podem ser violentamente agredidas a qualquer momento e qualquer local ou horário . Sozinhas em casa nem pensar, pois já estão invadindo residências em pleno centro da cidade,mesmo com morador dentro que dirá então se for uma mulher e ainda sozinha. A criação da “Delegacia da Mulher” foi em boa hora, mas mesmo assim mais de 80% dos casos não são registrados por medo das represálias.
      Tirando os nove-fora ainda tem um detalhe, a sua palavra tem o mesmo valor que a do marginal, pois é preciso provar que foi assim, não interessa à Justiça o passado dele(facínora) ou o seu (vitima com bens).A diferença entre o bem e o mal está na razão direta do que dará mais lucro. E desafio quem me prove o contrario, só não me venham com falácias sobre direitos humanos pois isso não irá resolver. Ou tomamos medidas realmente eficazes ou teremos que nos esconder,rezando para que não nos achem(os bandidos), pois eles irão andar de cabeça erguida a procura de novas vitimas, sendo que possivelmente será “você” o escolhido e ai será tarde demais para reverter o quadro dantesco em que vivemos nestes tempos.
      A diferença do tipo de guerra que se avizinha em nossa sociedade é “que em uma luta você sabe quem é o inimigo e tem armas para sua defesa ou até mesmo para o ataque e no caso da bandidagem somente eles têm as armas, tendo também a mentira a seu favor e a violência como sua principal arma. Mudar só as leis não resolve,pois não vivemos em uma “sociedade justa”,sem justiça verdadeira, drástica e irrepreensível.
      Quando você sabe que o cachorro morde, passa longe dele e não o provoca. Quando você não tem mais nada a perder a não ser a sua própria vida, aí você irá se transformar num monstro e não mais um ser “humano”. Esse é o pavio que está cada vez mais curto entre o cidadão que tem família, que paga imposto, “que ainda  acredita em Deus”. E caso nenhum funcione,teremos então o dia da caça e ninguém poderá fazer nada. Os que viverem verão! Melhor ainda: “Os que sobreviverem verão”!!!


   Esta crônica foi publicada em 2001, nos jornais da cidade e teve grande repercursão por isso e por ser atualissima coloquei aqui no Recanto prá vocês.

Gildo G Oliveira
Enviado por Gildo G Oliveira em 22/03/2009
Reeditado em 22/03/2009
Código do texto: T1499961
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.