SOMOS HUMANOS

Às vezes acho que tenho uma visão negativa das coisas ou excessivamente critica mas, como não ter se pra todo lado que olho o censo de responsabilidade me impõe reflexões.

Particularmente achei fantástica a estrutura de primeiro mundo, de respeito ao cidadão limitado nas dependências do metrô, mas é gritante o oposto quando se sai dele. Um mundo paralelo onde constranger ao maximo com obstáculos me parece ser a ordem do dia.

As pessoas deixam de ser humanas para serem engenheiros, arquitetos ou qualquer profissão que decida o formato, acesso, resistência, brilho, conforto e etc e simplesmente negligenciam a capacidade do ser humano, nas suas diversas formas, de utilizá-los porque ficam presos a convenções métricas de uma outra realidade em seus projetos, e com isso constrangem e criam e excluem pessoas que ficam limitadas por eles ou essas mesmas convenções que nos dicriminam. Somos obesos, baixos, altos, cadeirantes enfim humanos.

E agora estamos em um novo milênio e com uma necessidade básica de enfrentamento de nossa realidade, precisamos saber quem somos e o que queremos e só assim vai acontecer mudanças radicais em todos os campos científicos e sociais.

Sinto-me um alienígena quando deparo com uma escada ou um telefone publico que não alcanço, e ate mesmo quando vejo uma outra pessoa, que não pode se servir de qualquer coisa como uma simples cadeira por ser estreita.

E hora de assumirmos as nossas diferenças, e ter qualquer participação social, isso vai fazer com que os projetistas se lembrem de nós quando forem pensar num banheiro, telefone, meio fio, escadas enfim tudo aquilo que constrange a nossa liberdade, ate que um dia, sejamos iguais no direito de ir e vir.....

UM DIREITO CONSTITUCIONAL.....

DiMiTRi