A AMBIÇÃO CORRENDO AO LADO DA INVEJA (SAUDÁVEL(?))
 
 
Acordei hoje meio sonolenta ainda, por conta de uma noite mal dormida, pensamentos insistentes, questionamentos infundados. Mesmo após tomar um café forte e quente meu corpo não queria responder aos meus apelos, insistindo em permanecer na inércia que eu odeio.
 
Internet sem conexão – fiquei remoendo, a sós comigo mesma, uma série de coisas que eu poderia ter feito e não fiz, os ideais dos quais já havia me esquecido que tinha, projetos que ficaram pelo meio do caminho, inacabados, os sonhos apagados em meu subconsciente.
 
Às vezes considero-me uma pessoa sem nenhuma ambição. A ambição, na medida certa, é saudável! Ela te impele à luta. E, cheguei à conclusão, que a inveja é irmã da ambição. Quem sente inveja das conquistas alheias, é uma pessoa ambiciosa. E, a inveja, muitas vezes, ajuda-nos a concretizar nossos ideais. Eu preciso aprender a invejar!
 
É...por incrível que possa parecer. Senão, vejamos. Quando nós invejamos o sucesso de alguém, fatalmente iremos batalhar pelo nosso. Isso nos impulsiona para o trabalho em direção as nossas conquistas, sejam elas bem sucedidas ou não, mas não permanecemos estáticos, fomos em busca de nossos ideais.
 
Não sei se existe a tal da “inveja saudável”, contudo, se não existir, acho que vou inventá-la e começar a cultivar em mim este sentimento que não provoque nenhum dano a ninguém, mas que seja o começo de uma nova fase. Mas não deixarei por menos.
 
Quero ter a doçura e a meiguice de Claraluna - minha mana querida - a inteligência e a cultura de Zélia Freire, a capacidade de amar de Ângela Gurgel, o bom humor de Lu Genovez, a sabedoria de Celina Figueiredo, o lirismo de Zélia Nicolodi, a firmeza de Maysa, a ousadia de Maria Quitéria, a força interior de Dorothy, a arte abrangente de Helena Luna, a graça de Rosemeri Tunala, o poder de reflexão de Rejane Chica, o glamour de Vânia Staggemeier, a sensibilidade de Helena Araujo,o encanto de Marília Paixão, a bondade de Fernanda Araújo, a inspiração de Meriam Lazaro, o romantismo de Elen Nunes, o dom da palavra de Rosa Pena, a calma de Sonia Ortega, a simpatia de Susana Custódio.
 
- Já imaginaram a minha completude, como pessoa e poeta?