A Insolência Do Dente /Cômico - Contraste Entre Dor e Vaidade

Os anos foram generosos com a "Incrível Matriarca", somando-se os noventa e quatro de quase perfeita saúde não fôsse uma incontinência urinária que a incomodava...Foi nos seus últimos quarenta dias de vida que adquiriu uma infecção urinária que acabou por levá-la a um leito de hospital. Eis que então não se curou mais e do leito não mais saiu. Algumas vezes internada, outras vezes em casa, passava seus dias deitadinha silenciosa, conversava pouco, quase sempre com os olhinhos fechados mais sempre atenta a cada um de seus visitantes; se já tinham tomado o café, feito as refeições...E nunca se cansava de desfiar aquele seu rosário de grandes contas de madeira rogando sempre a Virgem das Virgens que protegesse a seus familiares. Conforme os dias iam se passando mais nítida ficava a presença da morte que se aproximava. Nas últimas vezes dias que fora encaminhada ao hospital; filhos, genros, noras e netaiada se aconchegavam um ao outro querendo estar presentes no triste momento da partida desejosos de consolar-se uns aos outros, até que naquela madrugada já passada das três horas da manhã o telefone chama e avisa que todos estão em vigília...Mais que depressa organizo-me e preparo-me para sair e a eles me juntar quando resolvo então fazer um petisco, pois, as horas que se seguiriam seriam longas... Uma mordida, um ar frio na boca, um vazio, parecia uma pedrinha mais não, era meu dente da frente...Um segundo telefonema: ela partiu e meu dente da frente caiu...