LEMBRANÇAS AGRADÁVEIS

Quero sentir o silêncio de almas se comunicando. Silêncio explanativo, rico em detalhes; silêncio que faz declarações de amor; que torna os olhares linguagens particulares, cifradas e explícitas: conversa de olhos, sem som.

Ternura do toque das pontas de dedos, que não os meus, em minha face. Música suave e orquestrada, em meus ouvidos. Saudade mansa de um amor tão grande que morreu, mas permanece vivo no coração. Risadas de crianças brincando ao longe, que nos remetem à casa da avó, com mangueiras em flor, perfumadas ao cair da noite. Uma taça de vinho tinto pronta para um brinde, esperando a outra taça ser também enchida.

Barulho de charrete, cheiro de terra molhada, no começo da chuva. Sol brilhando no céu azul ou noite de tempestade com raios e trovões. Nessa hora, mamãe dizia que São Pedro estava lavando o céu e arrastando os móveis; o seu ronco me assustava, quando pequena. Cheiro de leitão assando no forno, na véspera do Ano Novo. Memórias de papai e mamãe conversando na varanda, onde víamos os fogos de artifício no Clube Piraquê, do outro lado da Lagoa Rodrigo de Freitas, à meia-noite do dia 31 de dezembro.

Vida pela frente; esperança, sonhos, planos... Desafios difíceis que conseguimos vencer; basta ter perseverança. A sensação do dever cumprido: ter plantado árvores e escrito um livro. Abraço apertado que nos assegura proteção. Lembranças de todos os queridos que se foram, aqueles que estão distantes, que não nos compreendem; amores reconquistados e palavras doces ao meu ouvido. Doce de coco: quindim.

Uma banheira de hidromassagem, pronta para ser usada. Um veleiro aguardado, chegando, apontando na linha do horizonte. Sino da igreja, chamando os fiéis para a missa. Uma pedreira maciça, sólida, majestosa e a mata cerrada.: a Floresta Amazônica vista do alto, com o Rio como se fosse uma cobra, serpenteando, subindo montes e descendo vales. Uma trilha no verde, uma casinha de sapê, e à frente, uma fogueira acesa com um bule de café fumegante, pronto para ser partilhado.

O sono chegando e uma cama macia, ou uma rede, por perto. O barulho do mar batendo com força nas pedras, em dia de ressaca. . A brisa no rosto suado pelo calor do sol, ou os pingos de uma chuva de verão

Um pedido de perdão formulado e aceito. Expectativa da chegada de Papai Noel, na véspera do Natal.. Ovos de Páscoa escondidos no jardim. Brincadeira de bandido e mocinho, sem revólver; apenas os dedos. Inocência de criança que pode ter gerado tanta violência, nos dias de hoje. Filmes em preto e branco, onde torcíamos para que o heroi vencesse o vilão. Histórias de fadas, duendes, madrastas e cinderelas, que preenchiam os nossos sonhos infantis. Festa de aniversário, com bolo e brigadeiro. O soprar das velas exigiam enorme esforço dos nossos pequenos pulmões.

Cabelos brancos trazem a sabedoria da idade, a compreensão, a memória das coisas boas e a amnésia dos sofrimentos. A fé e a esperança nos dão a certeza de que Alguém, lá no alto, vela por nós. Livros e CDs que são repetidamente usados e atualizados. Um perfume específico no ar, que nos remete a alguém querido que, dessa forma, se faz presente no ambiente.: você, ideal imaginado, sonhado, se tornando realidade na minha vida. Esses são os meus devaneios e as minhas lembranças mais agradáveis.

Gilda Porto
Enviado por Gilda Porto em 01/04/2009
Código do texto: T1517141
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.