Um gentleman

A fome que você não passa, muitos passam. O que te sobra salvaria vidas. A água que lava sua louça, daria uma sopa maravilhosa para quem nada tem.

Recentemente me vi pensando acerca de assuntos que já fizeram parte da minha vida, hoje distantes, mas a uma distância física apenas, na alma está tudo registrado, marcado como a marca a fogo que se faz no gado, não sai.

Lembrei de pessoas esquálidas, à míngua, que vi.

Lembrei das batalhas da fome, que elencarei:

A primeira batalha é quando a fome suplanta o sono, e você não pode dormir porque tem fome, e fome dói (sabiam que dói?), e o estômago incomoda, ronca, e o sono não concilia. Batalha dura.

A segunda batalha é quando o sono suplanta a fome, e você só dorme, apenas dorme. Neste caso já não há energia em seu corpo e você não tem nem forças nem ânimo para se levantar. Batalha fácil de ser perdida.

A terceira batalha é a batalha final, perdida. Quando a fome ganha e ceifa uma vida.

Há também a batalha contra o preconceito. Formas esquálidas, esqueletos à mostra, ossos tão bem definidos que dispensam radiografias. Olhos mortos em corpos vivos. Pensamento fixo. Sabe o que é isso?

Pensei nas pessoas que têm a felicidade de não saberem nada sobre isso.

Então, não sabe nada sobre esse assunto?

És feliz!

Sabe o que é uma mãe chorar por não saber quando será a próxima refeição? E ficar exultante, vibrando de alegria quando percebe na mão do provedor daquela família, qualquer coisa em qualquer quantidade (isso mesmo que escrevi): Qualquer coisa em qualquer quantidade. Não significa saciar a fome, significa aplacar aquela dor constante, significa esperança do problema resolvido por algumas horas, até amanhã, tomara. Significa ESPERANÇA.

Sabe o que significa a mãe dizer de um filho morto em seu colo:

- Graças a Deus que morreu. Este parou de sofrer. Está em paz, com os anjinhos. E no íntimo ficar feliz pelo filho que se foi, pois parou de sofrer, e porque vai sobrar mais pros outros. Pensamento inconfessável, pelo que pede perdão a Deus o tempo todo.

Sabe o que é a mãe não ter resposta para o filho que pergunta para ela se no céu tem comida?

Sabe algo sobre isso?

És feliz!

Ouviu falar, não é? Biafra, Etiópia, ..., dependendo da idade ouviu falar uma história diferente. Há algumas mais recentes...

Já viu ao vivo rachaduras no fundo do rio seco?

Já cavou cacimba em leito de rio seco na esperança de achar água e não achar? e olhar para o lado e dizer: - Lá mais prá baixo a gente encontra....

Já carregou água de galão (ou calão) nas costas, transportando um peso maior nas duas latas de 18 litros do que o seu próprio corpo franzino, esquálido? Uma vez, outra vez, e mais uma, e mais outra. O dia inteiro. Para si, para os seus e para quem pudesse pagar uns centavos.

Já teve vergonha de existir?

Já chorou sozinho num canto qualquer, humilhado pela sua própria condição?

Já dividiu sua água de beber com porcos, vacas e cavalos na mesma cacimba? Não? Nem sabe o que é uma cacimba não é mesmo?

Se tem copos descartáveis na cacimba? Não, não tem.

Que bom que não sabe nada sobre isso. Agradeça a Deus, porque recentemente cobraram de mim que me comportasse como um lorde, querem que eu seja um gentleman, que lave as mãos antes das refeições e escove os dentes depois.

Com que água?

Que dentes?

Jan Câmara

06SET2008