Na Fila do Banco

A lei 13.948 de 20-01-2005: Agências Bancárias - estabelece horário, para atendimento digno e profissional a seus clientes. Sancionada pelo então prefeito de São Paulo e hoje governador José Serra, regula o tempo em que as instituições bancárias devem atender seus clientes, ou seja, quanto tempo podemos ficar na fila esperando, traduzindo para linguagem comum.

Para os dias normais 15 (quize) minutos na fila, véspera de feriado e quinto dia útil 25 (vinte e cinco minutos); 30 (trinta) minutos nos dias de pagamento dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais, não podendo ultrapassar esse prazo, em hipótese alguma.

Alguém que tiver lendo esta crônica poderia me dar um relato se no banco em que tem conta é respeitada tal lei. Claro que a poderosa FEBRABAN não poderia deixar de se justificar dizendo que a lei é inconstitucional.

Esquece, porém, que a própria demora absurda dos bancos em atender seus clientes, que pagam muito caro por qualquer serviço bancário, fere frontalmente o princípio da dignidade da pessoa humana, este um dos mais importantes princípios constitucionais.

Hoje que escrevo essas palavras tive de ir ao banco, Nossa Caixa. Antes, porém, tirei cópia da supra citada lei e levei comigo. Ao chegar à fila tinha aproximadamente 40 pessoas e apenas quatro caixas trabalhando, um dedicado apenas aos idosos. Cheguei e antes de entrar na fila pedi alguns minutos para aquelas pessoas que estavam na fila para dar um recado. Falei para todos se conheciam a tal lei e se o banco respeita os seus direitos. À maioria não conhecia a lei, pois os bancos jamais explicitam essas coisas.

O gerente veio ao meu encontro para tentar me explicar o inexplicável, o porque o banco não cumpria a lei e disse: “infelizmente não posso fazer nada, se o senhor quiser reclamar pode ir ao procon”.

No país em que algumas leis pegam e outras não, no país da impunidade e da corrupção, todas vez que exigimos que nossos direitos sejam respeitados as respostas sempre são quase as mesmas, é assim o nosso país.

Enquanto calarmos perante estes absurdos e não agirmos iremos ser desrespeitados sempre, entretanto, e o mais sério é o total desconhecimento dos cidadãos de seus direitos, por pura ignorância, daí decorre o porque políticos ainda querem manter nossa pátria analfabeta.