A hora de se apaixonar

Não foram poucas as vezes que escrevi a palavra amor em meus textos. Talvez por acreditar na força dele eu tenha usado essas letras mágicas repetidamente, tentando explicar, tentando entender, tentando viver. Talvez eu tenha estado boa parte da minha vida em uma busca cruel pelo amor verdadeiro, a exemplo daqueles cheios de histórias fantásticas que eu assistia nos filmes.

As pessoas de modo geral se apaixonam dezenas de vezes durante suas vidas, só que são raros os casos em que a paixão se torna um amor puro. A paixão é um dos sentimentos mais dolorosos que pode existir quando não é correspondido, por isso a hora de se apaixonar precisa ser muito bem avaliada. O que na verdade é impossível, porque a gente não escolhe quando se apaixona, a gente simplesmente se apaixona. E aí, se deixa levar, se perde em pensamentos que mais parecem sonhos, se permite sonhar em tocar um desejo distante.

É muito complicado, mas todos precisam estar preparados para uma paixão. É como ir à escola na primeira vez, dá medo, receio, vergonha, curiosidade. Uma miscigenação de sensações que vão se unindo e criando o que conhecemos por friozinho na barriga. E o incrível é como tudo isso parece fazer sentido quando dois lábios se tocam, em um momento qualquer que se transforma em algo inesquecível. A paixão é o início do amor.

E a hora certa de se apaixonar é quando, afinal? Uma amiga me confessou que é muito nova para se apaixonar, e até me disse com que idade ela vai querer se "prender a alguém". Na verdade, acredito que ela usou mal a palavra. Porque a paixão não pode ser uma prisão, a vida não acaba quando começamos a namorar. Claro que deixamos algumas coisas de lado, mas outras tão maravilhosas se abrem e nos mostram um pouco do que é esse tal amor que tanto eu cito nos meus textos.