DESAFIO LITERÁRIO = O VINHO

VINHO BOM E VINHO RUIM

Conta-nos a Sagrada Escritura que certa vez, Jesus estava com sua Mãe em uma festa de casamento e, a certa altura, faltou vinho e Ele, a pedido de Sua Mãe, transformou a água em vinho.

O texto é muito conhecido, mas, convenhamos que a sua interpretação literal é um tanto absurda. Será que Jesus usaria seu dom de fazer milagres outorgado pelo PAI para fabricar vinho?

Mas, as Sagradas Escrituras não mentem, apenas, muitas vezes, usam símbolos que devem ser interpretados à luz da razão.

O vinho servido no começo da festa representa os primeiros tempos do casamento, tempo de alegria, de entusiasmo, de paixão, tudo aquilo que o vinho proporciona, mesmo sendo ele de inferior qualidade.

Mas, essa euforia tende a acabar e quando esse “vinho” se esgota o casamento torna-se tão incolor e insípido quanto a água.

E é então que a Santa Mãe pede a seu Divino Filho que transforme em vinho essa água no que é atendida por Ele e cujo vinho é “muito melhor do que o servido inicialmente”.

Mas, há que observar o seguinte:

O relato diz que ele usou a água que é o primeiro de todos os líquidos, essencial a todos os seres vivos, para a maravilhosa transformação..

Essa água límpida é o que restou da relação, ou seja, a responsabilidade, o respeito, a fidelidade, a boa vontade, elementos primordiais sem os quais nem mesmo Jesus faria um milagre de devolver-lhes o encantamento na forma de um “vinho bom”, isto é, de um casamento perenemente feliz.

****************************************************

Companheiros do Desafio Literário:

Suzana Barbi

Josadark

Alvaro Luis

Flávio de Souza

Maith
Enviado por Maith em 11/04/2009
Código do texto: T1533877