LIÇÃO DE VIDA

LIÇÃO DE VIDA

Conta-se que durante a Segunda Guerra Mundial, algumas pessoas presas em um campo de concentração nazista, elaboraram um plano para fugir daquele inferno em que estavam vivendo. O grupo constituído de dois rapazes, uma jovem mãe, com uma criança de colo, e um senhor idoso, decidiram cavar um estreito túnel que ia do alojamento até o bosque que começava logo após a cerca. Além das dificuldades para cavar, era preciso muito cuidado para se desfazer da terra retirada, sem levantar suspeita.

Numa noite quando todos dormiam, e o silêncio dominava aquele campo de dor e sofrimento, o grupo esgueirou-se pelo túnel até alcançar o outro lado da cerca. Estava começando uma corrida contra o tempo. Seria preciso dominar rapidamente uma distância considerável para se chegar à fronteira de um país vizinho que os acolheria, colocando-os a salvo. Como a mãe tinha que correr com o filho no colo, os dois rapazes se fizeram solidários e passaram a revezar com ela, a difícil tarefa de carregar uma criança enquanto fugiam. Quanto ao ancião, este já fazia muito carregando seu próprio peso. Assim o grupo ganhava distância, e a esperança de conquistar a liberdade crescia. Contudo, a fuga foi descoberta e a perseguição teve início.

Quando a noite se foi, dando lugar aos primeiros raios de sol, os fugitivos já saíam da mata para o campo aberto, muito próximo da fronteira e da liberdade. Entretanto, àquela altura, os soldados estavam tão perto que era possível ouvir os latidos dos cães treinados para capturar fugitivos. Para agravar ainda mais a situação, o velho que corria como último do grupo, caíra, e enquanto os outros olhavam para trás, e gritavam para que ele se levantasse e prosseguisse, este por sua vez, demonstrava desânimo devido ao cansaço e a idade, se limitando a pedir que não se importassem com ele, e tratassem de salvar suas vidas. Foi então que algo inusitado aconteceu! A jovem mãe correu até ele, colocou o filho em seus braços e disse: vamos, corra! Agora é a sua vez! O homem quando se viu com a criança, emocionado, saiu em louca disparada, rumo à liberdade!...

Em nosso dia a dia, muitas vezes nos vemos diante de situações aparentemente insolúveis. Há momentos em que sentimos nossas forças esgotadas e sem condições de prosseguir. Parece inevitável, quedarmos vencidos! No entanto, se olhamos à nossa volta, vermos que temos muito mais motivos para lutar do que para entregar os pontos. No livro dos livros consta que fomos criados à imagem e semelhança d’Aquele que é o Senhor de todas as coisas. Por isso, n’Êle tudo podemos!

Mas é preciso crer e agir!

Autor: Lázaro Alves

07.05.2001