Mudança de Capa

Uma amiga disse-me que resolveu dar uma guinada em sua vida. Queria mudar tudo. Estava cansada da mesmice e de ser pisada, maltratada e desprestigiada pelo marido, pelos filhos e pelos amigos.

Começou sua nova vida pelo “Spar”. Precisava relaxar, trabalhar o corpo e a mente para se sentir mais segura, mas bonita, mais elegante. Depois trocou o guarda-roupa, passou a vestir-se na moda, em cores mais alegres e com cortes adequados a sua silhueta. Não esqueceu de passar no cabeleireiro e mudar a moldura do rosto. Alterou inclusive a cor dos cabelos para ficar mais atraente.

Passou a ter uma vida social mais intensa, a freqüentar reuniões, participar de eventos, visitar shoppings e restaurantes. Fez até viagens, dentro e fora do Brasil, investiu com todo entusiasmo nesta mudança. Tudo em vão.

A mudança aconteceu de fato, ao se olhar no espelho ela mesma se via como outra pessoa, tudo isto, porém, não foi o bastante para sentir-se amada, querida, respeitada e feliz.

Mudar a capa não é o suficiente e nem tão difícil para quem pode pagar. Difícil, mesmo, é mudar a consciência, as idéias, o pensamento, a cultura, a “alma”. Não precisamos mudar de roupa para conquistar amigos. As coisas belas estão perto de nós, não é necessário atravessar lagos,rios e oceanos para apreciar paisagens que encantam os olhos. Em qualquer lugar que você estiver você pode exercitar-se, alongar-se, relaxando os músculos e estender as mãos para outras mãos que apertarão as suas e lhe acolherão.

Não adianta mudar o caminho, para se livrar de certos males. Siga sua trilha, retire as pedras e plante flores. As pedras amontoe uma a uma fazendo uma obra de arte. Evite arremessá-las, para não correr o risco de ferir alguém. As flores você rega e colha quando elas tiverem prontas para embelezar a vida.

Experimente mudar de dentro para fora, trocando o ódio pelo amor, o egoísmo pela solidariedade, a falta de consideração pelo respeito e você sentirá querida, amada e estimada pelos outros. Mudar por fora, é apenas um detalhe, a mudança maior e mais valiosa é a mudança interior.

Não basta mudar a capa, é preciso mudar a alma!

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 12/04/2009
Reeditado em 04/05/2020
Código do texto: T1536098
Classificação de conteúdo: seguro