MANSÃO, PISCINA E CRIANÇA INTERIOR

MANSÃO, PISCINA E CRIANÇA INTERIOR

Antoni BigCuore*

Eu lhes confesso que nunca tinha entrado em uma mansão!. Fi-lo pela primeira vez ontem. É que fui convidado para um almoço na casa de um amigo, cuja mãe herdou uma mansão de um parente.

Isto na região mais nobre de São Paulo, o bairro do Morumbi!. Logo na entrada uma enorme porta de madeira maciça que era, fiquei sabendo depois, porta de uma igreja. O antigo proprietário a tinha comprado de um padre amigo seu.

Que impacto, quando as portas se abriram!. Eu parecia que estava num daqueles castelos da idade média. Móveis rústicos, mas um clima que me transportava há anos atrás. É o que se chama uma sensação de dejà vù, de já ter visto e vivido naquele ambiente.

Subimos pelas escadas enormes até chegar ao pavimento de cima. Posteriormente, a dona da casa (herdeira felizarda), ia nos mostrando os cômodos. Não cheguei a contar, mas deveria ter uns 30, mais ou menos.

Duas piscinas, uma interna menor e a externa no jardim maravilhoso da residência. Dois escritórios que o antigo dono mantinha no local. Várias salas de visitas, uma “senhora” biblioteca!; quase tudo em inglês e alemão(o falecido era judeu alemão), homem de uma vasta cultura, pelo que deixa a demonstrar em sua biblioteca.

Uns 10 banheiros!!! Residências dos empregados (verdadeiras suítes) que chegavam a 10, na época.

Jardim de inverno, regado a muito verde e belas orquídeas, dando um toque bem ecológico ao ambiente.

A minha criança interior vibrava de alegria, ao ver “in loco”, in carne e osso, o que, ate então, eu vira apenas nos filmes americanos, quando criança. Coisa de cinema mesmo!

Mas, não era sofisticado não!. Uma casa super confortável, mas sem extravagâncias. Moveis rústicos, bem de acordo com o perfil psicológico de seu dono.

Sentamos, tempos depois, à beira da piscina, jogando conversa fora. Falando de vida saudável, alimentação balanceada, e também do jogo entre Corintians e São Paulo, que seria realizado, às 16 horas.

Os convidados foram logo se jogando na piscina, inclusive eu, tinha que experimentar,claro; afinal, ninguém é de ferro,não é mesmo?

Dei um mergulho e quase morri de frio. Nossa! A água estava super gelada!

Sai e tomei logo um frisante italiano. Que delicia!!! Tudo isto, regado a boa música brasileira. Chico Buarque, Elis Regina, e tantos outros. Música ao fundo, muito suave, em sintonia perfeita com o ambiente em que nos encontrávamos.

Nestas alturas do campeonato, a fome já batia às nossas portas. Logo vieram nos servir uns petiscos para ir “tapeando o estomago”.

O sol timidamente ia surgindo no horizonte, tipicamente um dia de Outono.

A certa altura, minha mente “deslizou na maionese”, e fui meditando sobre a felicidade.

A felicidade para mim não é linear. Ela é feita essencialmente de momentos. A própria palavra, presente já encerra a grande idéia de PRESENTE, dado por Deus a nós, seres humanos.

Por que as pessoas de lá estavam sorridentes?. Porque, indubitavelmente estavam felizes. Sentindo-se bem naquele espaço tão aconchegante. Daí pensei com meus botões. A espinha dorsal da felicidade, é realmente a PARTILHA. Partilhar com os outros a nossa própria felicidade.

Isto é ser feliz!. O dinheiro é bom, mas tem que ser usado com extrema sabedoria!. O egoista jamais será feliz, pois o seu mundo não vai além do seu próprio umbigo!.

(Enquanto isto, o jogo terminava empatado o primeiro tempo em 1 x 1, entre corintians e são Paulo.)

Já era a hora de voltarmos para a casa. O “sonho” acabou!. Mas valeu e muito tê-lo sonhado!

Agradeço a Deus, a oportunidade que nos deu de saborear tão delicioso “manjar”, que se constituiu em tudo o que usufruímos naqueles momentos especiais. Obrigado Senhor!

====================================================

(*)antoni bigcuore. Autor é cantor, compositor e escritor em SP.sp. Acesse sua página na net – http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore. São mais de 800 textos, de boa qualidade, à sua disposição. Confira-os!!!(texto inspirado em SP.sp. às, 9,02 hrs.,do dia 13.04.2009, 2ª feira).

====================================================