A síndrome do primeiro ano

Era de madrugada quando eu falei para a minha namorada que havíamos superado a barreira do primeiro ano de namoro, a chamada síndrome da mesmice. Pode até ser uma novidade, mas depois que explicar alguns detalhes, talvez alguns de vocês, leitores, entendam o que estou pensando.

Quem aí já namorou e chegou a um ano de idas e vindas, momentos incríveis e brigas cansativas com seus amados (as)? Pois é, sabe quando as coisas parecem que vão parar e não vai mais ter graça aqueles encontros inesperados? Este é um dos sintomas da síndrome, talvez um dos mais graves. Pior é quando aquelas manias que antes eram apenas chatas agora passam a dar nojo, e você não consegue mais enxergar beleza em coisas que antes te davam prazer.

Aí é que as coisas começam a dar errado, porém essa é a melhor hora para que vocês tentem voltar a perceber os pontos fortes. Um bom DR, discutir a relação, cai bem nessas horas. Pra mim dá certo, prefiro conversar e reclamar do que está me incomodando que sair ali no centro e agarrar a primeira que vier pela frente – manchando uma relação que está sendo baseada na confiança e no amor.

Na verdade, nem o mais verdadeiro amor vai resistir muito tempo sem os desgastes naturais, como ciúmes, a própria rotina e a falta de atividades a dois – esse último exemplo só serve para quem vive em cidade pequena como eu ou para o pessoal sem criatividade. A relação é como um elástico, e ela pode acabar arrebentando, pergunte a qualquer psicólogo os efeitos do estresse em sua vida e coloque-os em um namoro para ver o que acontece.

Mas agora, atenção. Fiquem tranquilos porque há vacinas para a síndrome do primeiro ano. Medidas preventivas são avaliar o valor da relação, o fundamental é que exista amor e confiança. Depois, a conversa, a inovação e a valorização da pessoa amada são também essenciais. Some isso tudo com os acontecimentos recheados de magia, que podem até ser aqueles dias de chuva e vocês ficam juntos, em casa mesmo, fazendo amor e esquecendo de pequenos problemas. Resumindo, viva o seu amor todos os dias, aproveite as horas boas e contorne as ruins.