Mandinga !

Mandinga não é magia, não é macumba, não é trabalho, não é simpatia, e também não é feitiço.

Mandinga é algo que o capoeira aprende, que demora para ser colocado em prática, mas que tem que praticar. Mandinga não se ensina, mas se aprende sem ler ou estudar.

Mandinga é truque, é desviar a atenção do oponente, é fazer que vai e não ir, e é fazer que não vai e acabar indo.

Mandinga é sagacidade, é esperteza, é pensamento rápido. Mandinga é indução ao erro. É colocar um ponto final e continuar a escrever, é fritar o peixe olhando pro gato...trocar o cartucho sem perder o inhambú...

Mandinga pode ser sorriso ou cara feia, pode ser um aceno ou um olhar, um estalar de dedos ou um assobio.

Mandinga não é maldade, mas também não é sinal de benevolência. É tirar o pé na hora que vai pegar e é colocar o pé sem dar chance para se esquivar. Mandinga é sair correndo e depois parar, é se esconder sabendo a hora de se mostrar, é se fingir de fraco e depois a força revelar. Mandingar é dar um nó e esconder a ponta, e achar a ponta para o nó desatar. É conseguir pegar o que jogam pra você, é jogar para o outro não conseguir pegar.

Mandinga é assim, um tanto difícil de explicar.

BORGHA
Enviado por BORGHA em 15/04/2009
Código do texto: T1540271
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.