VANDALOS, qual é a tua?

VANDALOS

Não posso afirmar com segurança que a ação dos vândalos seja falta de educação porque já assisti gente de nível cultural praticá-la. Porém é indiscutível que sua ausência contribui para isso, mormente a educação doméstica.

Pesquisei no Google o setor de psiquiatria uma explicação convincente e as disparidades são muitas. O que mais me impressiona é o prazer dos vândalos em destruir o bem público que servem a eles próprios. É realmente uma tara como o é o costume de num país, não me lembro qual, dos fanáticos religiosos se açoitarem para relembrar o sacrifício de Jesus. No caso até que é sensato, desculpe-me o absurdo, mas é porque esses se maltratam e não causam prejuízos ao público. Os vândalos que destrói os ônibus em protestos contra os governos e os que o fazem porque seu time perdeu o jogo, é que é uma tara inexplicável. Nas festas tradicionais como carnaval, o quebra quebra se acentua. Talvez os psiquiatras tenham a versão que no ápice de exacerbação há uma explosão de revolta. Particularmente não aceito. Observo telefones, móveis escolares, pichações de muros, imóveis, etc. alvos totalmente “inocentes”, num exagero de expressão, alvo de suas ações.

Um desses atos de vandalismo que mais me impressionou são as pichações praticadas nos salões de exposição do Parque do Ibirapuera. Porventura os pichadores protestam porque tais salões culturais não os incluem na categoria? Ainda mais a reação da autoridade judiciária em manter presa por mais de 50 dias uma jovem participante, Carolina da Mota, porque não comprovou sua residência. Porventura as pichações e destruições dos bens públicos são protestos contra a pratica da justiça social? Eis um tema para discussão dos psiquiatras.

Como eu sou um simples observador, estou usando o Recanto das Letras para indagar a razão ou razões aos próprios pichadores e depredadores. Possivelmente entre os milhares e milhares que visitam e escrevem para essa Pagina, existam alguns?

Iran Di Valencia
Enviado por Iran Di Valencia em 17/04/2009
Código do texto: T1543760