AMAR NO EQUILÍBRIO

AMAR NO EQUILÍBRIO(educação)

ANTONI BIGCUORE*

A sociedade patriarcal era super repressiva na educação de seus filhos o que foi e, ainda é, objeto de críticas por parte dos educadores modernos.

A sociedade moderna incorreu num outro extremo. Os pais, como trabalham fora, deixam seus filhos nas mãos de empregadas semianalfabetas, que os educam a seu modo.

Educam seus filhos na permissividade total. Criam verdadeiros monstrinhos em seus lares. Como não conhecem limites, no futuro na idade adulta, serão geralmente egoístas e autoritários.

“Um livro muito em voga, do consagrado autor Içami Tiba, aborda exatamente essa necessidade de os pais serem mais exigentes com os filhos e aprenderem a dizer não. Amar demais é como engolir os filhos e colocá-los dentro do próprio ventre para que não se machuquem. Amor correto é deixar os filhos vivos, aprendendo com os acontecimentos, tendo iniciativas, mas assumindo as conseqüências de seus atos”. ( 1 ) (Revista mundo cristão, Pe. Zezinho SCJ, pg. 29, junho de 2.005, n.95)

Não existe liberdade sem responsabilidade. Da criança, os pais já devem começar a cobrar responsabilidade, lógico, dentro da realidade etária da criança. Tudo com equilíbrio e bom senso!

Diz o ditado popular, nem tanto ao céu nem tanto a terra. Isto encerra uma boa dose de sabedoria. O equilíbrio faz a diferença em tudo! O bom senso dever prevalecer!.

Os pais devem dialogar muito com seus filhos. Ser pais presentes. Devem brincar com eles(atividades lúdicas ajudam muito). Isto representa um grande reforço emocional para as crianças.

As crianças vão, dessa forma, internalizando os valores que os pais detêm, sobretudo as reações emocionais. A criança imita tudo. Então, por que não imitar as coisas boas? Mas infelizmente, acontece o contrário. A criança internaliza dos adultos as coisas ruins.

Se os pais só berram com seus filhos ao invés de procurar o diálogo, as crianças irão concluir inconscientemente que essa forma de seus pais procederem devem ser corretos. E, assim, passam a imitá-los, infelizmente.

Tal pai, tal filho. Este ditado popular contém muita sabedoria. Portanto, senhores pais, se quiserem educar seus filhos para serem vencedores, é imperativo haver muita paciência ao interagir com eles.

As palavras comovem, os exemplos arrastam!.

Amar no equilíbrio, significa achar o ponto de equilíbrio na relação pais e filhos.

“Virtus est midium”, diz o diatado latino. A virtude está no meio!.

====================================================

(*)autor é Escritor em SP.sp. Acesse sua página na net – http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore(15.04.2009, 4a.feira, às 17:01 hrs)

====================================================