OLHA A FAIXA!

Fiquei muito preocupado com o que ouvi dia desses, dito por pessoa bem instruída e educada. Dizia que existem leis em nosso país que “pegam” e outras que “não pegam”. Pareceu-me até que lei depende tal qual o vegetal de ser plantada. Coisa muito interessante.

A Legislação quase sempre é criada para atender os desejos de uma maioria, pois, assim sendo, representam direitos e obrigações para todos. A lei entra em vigor na data da sua publicação ou nela é ressalvada a data do início de sua validade e deve ser obedecida por todos os cidadãos.

Pois bem. Tenho observado o descumprimento da lei quanto ao uso da faixa de segurança para pedestres. Muitos pedestres ficam receosos em usá-la porque na maioria das vezes os motoristas passam velozmente por elas e não obedecem o direito de uso das pessoas que buscam a travessia segura de um entroncamento perigoso. Assim acontece em frente às escolas. É necessário a ação de um policial em interromper o trânsito para que os estudantes usem a faixa de segurança. Sabe-se que é lei, mas, em nossa cidade, “não pegou”.

A mesma questão se aplica ao uso de cinto de segurança nos veículos. Sabe-se que é lei e uma vez descumprida é suscetível de multa e perda de pontos na Carteira de Habilitação do condutor, mas, não é obedecida porque “não pegou”.

Parece que somos o país das exceções. Leis que não são respeitadas causam desigualdades e até acidentes fatais. Gostaria de saber como poderemos corrigir nosso modo de proceder porque tenho a certeza que estas leis foram criadas em nome do bem estar comum e a segurança individual de todos. Não posso conceber que em pleno século XXI ainda existam tantas resistências a questões de tamanha importância a não ser que não estejamos interessados na proteção que estes dispositivos nos oferecem.

Por favor! Olha a faixa e o cinto, também!