Transmitindo a emoção?

Para meu marido Beto Raynner - repórter e radialista.

Nunca parei muito para prestar atenção aos locutores de rádio e apresentadores de TV, nem mesmo guardo o nome de um repórter. Essa área da comunicação prá mim só valia na hora de reclamar na fila do Banco ou no supermercado. E de repente me vejo as voltas com um radialista apaixonado por rádio, por entrevistas, por futebol, e pelo Flamengo. Acabo totalmente envolvida nesse meio e descubro que comunicação é um dos lados mais importantes da vida.

Viver com alguém ligado a rádio e TV é algo diferente. Um dia nunca é igual ao outro e tem sempre um nome novo na agenda telefonica.

Dia desses , após um jogo importantíssimo, fiquei lá parada, observando o repórter trabalhando... ele procurava no pequeno gravador a narração do jogo que tinha acabado de fazer e as entrevistas. Posso ver os olhos brilhando depois de cada frase, reparo no sorriso de felicidade, na expressão alegre por obter o resultado esperado e então me perco na imagem: ele de camiseta preta com o slogan da rádio, o pequeno gravador preso no cinto, a bolsa tiracolo cruzada no peito, andando de um lado ao outro da quadra de futebol de salão, esbarrando aqui e ali nos repórteres que estavam por lá.

Num jogo entre a seleção brasileira de futsal e a seleção argentina, estavam ali, no ginásio lotado - fazendo uma festa - as grandes redes de TV e rádio, a torcida realçada em amarelo - e ele lá, sozinho, com seu microfone ligado - narrando.

E gravando.

Eu quase podia ver o repórter e seu microfone, registrando a emoção de uma jogada perfeita, gravando cada momento em que a bola era chutada de um lado ao outro da quadra, saboreando cada vibração do jogador e da torcida no momento do ponto marcado. Podia até sentir aquele momento dele, único. Pois para o repórter, não importava mais nada, nem os que estavam ao lado, nem os que sempre estiveram à frente, o que importava para ele era transportar para dentro daquela caixinha a emoção exclusiva de cada lance para mais tarde passar aos seus ouvintes.

E ele consegue. Todas às vezes. Cada uma delas.

É só abrir o microfone e ele se reveste dessa magia que se chama transmitir, que é também conhecida por comunicar.

Não é fácil transmitir a emoção alheia, a menos que você sinta também. Você tem que se envolver, se colocar no lugar do outro, captar a imagem, absorver o momento, misturar tudo lá dentro do teu coração e então dizer o que você esta vendo, o que esta sentindo.

Tem gente que nasce com esse Dom.

O meu repórter, esse apaixonado por rádio, entrevistas, futebol, e pelo Flamengo...ele sabe o que sente e sabe o que nos faz sentir.

Dona Cris Oliveira
Enviado por Dona Cris Oliveira em 22/04/2009
Reeditado em 28/04/2009
Código do texto: T1553193
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.