As indústrias e o psicopata

Outro dia, cheguei um pouco mais cedo da faculdade, e pude assistir mais um capítulo da novela da Globo. A passagem que muito me chamou a atenção foi aquela em que o psiquiatra Dr. Castanho conversava com um estagiário, e ele dizia alguma coisa assim:

- “É isso mesmo, uma das características dos psicopatas é que para conseguirem atingir os objetivos, eles mentem descaradamente, e quando são desmascarados tiram isso de letra, sem nenhum constrangimento”.

Não sei exatamente o por quê, mas nesse momento surgiu na minha lembrança um artigo que li há algum tempo atrás e que havia me incomodado bastante. Era um artigo do site oficial da FIRJAN Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, e o título era o seguinte:

Brasil perderá 5% do PIB com feriados em 2009

Era um comentário econômico em que a FIRJAN destacava que o Brasil deve perder este ano cerca de R$ 155,6 bilhões, com as paralisações para os feriados nacionais e estaduais em 2009. Informava que o valor estimado para as perdas por dia parado no Brasil em 2008 teria sido de R$ 11,6 bilhões e que para 2009, com a correção e o crescimento previsto do PIB, esse valor aumentaria para R$ 12,9 bilhões.

Ainda afirmavam que:

“Em 2008, dos doze feriados nacionais, apenas oito ocorreram em dias úteis. Ainda assim, estimativas apontam para uma perda total acumulada superior a R$ 105,1 bilhões – e.g. valor superior a 10 programas de Bolsa-Família ou mais que o total investido em educação e saúde pelo governo federal”.

Ao ver na novela, o Dr. Castanho falar dos psicopatas, esse artigo voltou a me incomodar.

Parece que estou misturando alhos com bugalhos, não é mesmo? Mas, por favor acompanhem o meu raciocínio:

Todos os empresários sabem que a produção da indústria brasileira está limitada pelo mercado consumidor, ou seja, só produzimos o que conseguimos vender. Não produzimos mais porque não queremos entupir os depósitos de produtos, pois, isso sim seria muito prejudicial para a saúde financeira das empresas. Os dias parados a mais podem ser perfeitamente compensados com aumento de produtividade, horas extras e outros artifícios muito bem conhecidos. Existe até a hipótese saudável (pouco utilizada) de admitir novos funcionários.

O Brasil não deixou de produzir um parafuso sequer por causa dos feriados. As indústrias só não produziram mais por que não quiseram, por que achou que não teria consumidor que pagasse; nem aqui nem no exterior. E além disso, como ignorar a área de lazer e turismo, os hotéis, restaurantes, combustíveis, carros, passagens, barracas de praia... A cada ano a indústria do turismo cresce no Brasil, não é mesmo?

Entretanto a FIRJAN afirma com todas as letras em notas técnicas, informes e comentários que com os feriados o Brasil perderá até R$ 155,6 bilhões só em 2009. Por quê? Qual o objetivo destas afirmações? Será que as indústrias brasileiras, aqui representadas pela FIRJAN estão querendo acabar com os feriados?

Voltando à novela da Globo, o Dr. Castanho (personagem da novela) descreveu como agem os psicopatas, e eu me lembrei do artigo da FIRJAN, porque será?

Itabuna, abril de 2009